Depoimento

HOME > Depoimentos > Antes EsPCEx, agora Medicina.

Depoimento de Antes EsPCEx, agora Medicina.

junior ditz

No início dos meus 15 anos, com minha cabeça de adolescente ansioso, recebi um folder de uma tal de “Escola Preparatória de Cadetes do Exército”, que eu desconhecia, até o momento. Bastou pra eu tomar a decisão: estudaria aqueles 6 meses que ainda antecediam a prova de admissão, passaria no processo seletivo, e me formaria na AMAN. Afinal, eu, com 21 anos, seria Oficial do Exército Brasileiro. Seria.

Passei na prova, passei nos testes físico e psicológico, fiquei 3 meses lá e voltei. Acordei pra vida naqueles 3 sofridos meses na EsPCEx. Nos últimos dias na Escola, em conversas com os comandantes, que insistiam em que eu ficasse, a pergunta: “Já sabe o que vai fazer lá fora?” “MEDICINA”, dizia. “Mas onde? Vai pra UFRGS, não vai?” “Não sei, UFRGS é muito difícil, vou lutar pra conseguir ao menos UFSM”, respondia. De volta pra casa, MUITOS ME CRITICAVAM: “Tu nunca mais vai ter oportunidade como essa!”, ou “Tu é fraco, olha o futuro que tu teria.Deveria ter aguentado”.

Porém quem me conhece direito sabe que corro atrás do que realmente quero. Sabendo que não passaria em Medicina naquele ano que voltei, em que terminava o ensino médio, decidi prestar os vestibulares pra Engenharia Mecânica. Passei em todos.

“OLHA, QUE MEDICINA É DIFÍCIL. TU JÁ JOGOU UMA OPORTUNIDADE FORA, NÃO VÁ DESPERDIÇAR MAIS UMA” Era o que falavam quando decidi ir pra Santa Maria fazer pré vestibular pra Medicina. Ué, mas já não me falavam que eu não teria mais oportunidades? Estavam tentando, por qual motivo, fazer com que eu cursasse algo que não era o que eu realmente queria? Ano sofrido foi 2012. Rotina chata aquela de cursinho.

Mas, depois das lutas, dos transtornos, do stress, pude gritar “SOU BIXO MEDICINA!!!” Sim, pessoas que acreditavam que eu não seria nada na vida e que eu não teria outra oportunidade (até relembrei, hoje, de um eletroencefalograma que fiz em 2010 e de quando a mulher estúpida que o entregou a mim disse: “Com isso aqui, tu TÁ FUDIDO, tu não vai ser nada na vida! Tu tem sérios problemas mentais!” Acalmem-se, acalmem-se, fui correndo refazer o exame em outra clínica e estava tudo certo comigo, então, naquela época, pelo menos, eu ainda não estava louco haha), acho que vocês estavam erradas, pois fui atrás e as conquistei. Quero, agora, agradecer às pessoas que foram fundamentais nessa minha conquista. Primeiramente quero dizer que sem meus pais Luiz e Inêz e sem o apoio deles nada disso teria acontecido.

Desde minha ida à EsPCEx até a minha decisão de cursar a UFRGS, eles sempre estiveram comigo e sei que poderei contar com eles pra sempre. Nunca vou me esquecer daquele “Volta pra cá e vem ser feliz de novo, filhão! Tu sabe que te apoiamos em tudo que tu decidir” do meu pai por telefone quando eu dizia que não aguentava mais aquele inferno da EsPCEx, daqueles abraços apertados quando cheguei em casa pra recomeçar com a ajuda dos dois. MUITO OBRIGADO POR TUDO, MEUS PAIS! EU AMO MUITO VOCÊS! PODEM CONTAR COMIGO PRA O QUE DER E VIER, SEMPRE! Meus sinceros agradecimentos, aqui, também, aos meus familiares e amigos que sempre me apoiaram nessa batalha e estiveram ao meu lado quando precisei! Em especial à minha namorada Gabriela, que, de grande amiga, passou a ser o meu amor e esteve sempre ao meu lado me apoiando e me dando força pra seguir na luta, e ao meu irmão Jackson, que sempre esteve me apoiando e me ajudando nessa batalha. Não posso deixar de agradecer aos meus professores, em especial a alguns que me marcaram e a quem também devo essa aprovação: Aos meus professores do ensino médio que realmente se dedicavam e davam seu máximo apesar do baixo incentivo das escolas estaduais.

Ao Miguel e aos outros professores lá do Cursos Miguel, onde eu realmente aprendi a Gramática e a Matemática, que, ainda hoje, estão na minha cabeça como se as aulas tivessem sido ontem. Aos professores do Fóton Vestibulares, evidenciando o grande mestre Escobar, que relata as obras literárias como ninguém; a professora Ana Schmidt, com a qual aprendi e passei a gostar de História; a professora Alinne, que, além de ministrar muito bem suas aulas super descontraídas de Espanhol, mostrou ser uma grande amiga, que sabe dar ótimos conselhos hehe; e a professora Tati (essa diaba ainda não fez facebook hauhauha) que digo com muita convicção que foi a melhor professora que já tive até hoje.

Chegar no cursinho sem saber nada de Biologia, tendo sido a pior matéria nos vestibulares anteriores, aprender tudo muito bem em 8 meses e gabaritar a matéria no vestibular da UFSM e torná-la minha segunda melhor nota no vestibular da UFRGS somente com as aulas da grande TATI BIO mesmo hehe! Ao professor Anderson, que contribuiu significativamente no meu aprendizado de Física, que foi minha melhor matéria na UFRGS. Ao grande professor Isimar, que ministra suas aulas de Geografia excelentemente. À sempre super descontraída professora Ana Gules, com suas excelentes aulas de Literatura. À excelente professa Carla, do Mano a Mano Cursos, que, além de ensinar muito otimamente Redação, ensina a enxergar melhor o mundo e a ter uma visão mais crítica da realidade e é, também, uma grande amiga, que sempre apoia e dá força aos seus alunos. MUITO OBRIGADO A TODOS! ATT, O BIXO MEDICINA UFRGS, UFSM, UFPEL, UPF (Prouni) e PUCRS (Prouni).

Empreendedor em educação há mais de 15 anos. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Projeto Medicina e Projeto Redação. Já ajudou milhares de estudantes ingressarem no curso de Medicina em universidades públicas e privadas no Brasil.