Enem Digital em 2020: Vale a pena fazer?

Julio Sousa

Escrito por: Julio Sousa

Publicado em: 27/05/2020

Em 2020, os alunos estão se perguntando se vale a pena fazer suas inscrições para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio na modalidade digital, considerando que poderão optar entre as versões digital e impressa do Enem.

Em 2020, os alunos estão se perguntando se vale a pena fazer suas inscrições para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio na modalidade digital, considerando que poderão optar entre as versões digital e impressa do Enem.

O artigo de hoje é para discutir um pouco sobre o tema que tem sido motivo de polêmica sobre a aplicação das provas entre os estudantes.

Sobre o Enem Digital 2020

O MEC e o Instituto Nacional Anísio Teixeira surpreenderam ao anunciar a primeira edição do Enem com provas digitais já no ano de 2020.

Em 2020, apenas poderão participar do Enem no formato digital quem já concluiu o Ensino Médio, tirando a possibilidade de treineiros fazerem a prova.

Inicialmente o INEP anunciou que a prova seria aplicada para cerca de 50 mil pessoas. Entretando, o edital mostra que a prova atenderá 110.100 participantes, sendo que a quantidade de participantes neste formato será maior a cada ano até que, em 2026, a prova seja aplicada para todos os candidatos.

Para muitos, o Enem digital é visto pelo governo como uma forma de reduzir os custos para realização do exame. Considerando os impactos da pandemia do novo coronavírus na economia, podemos considerar que agora, mais do que nunca, é a mudança é provável que aconteça.

Como Funciona a Versão Digital do Enem?

A única diferença entre a prova digital e as provas impressas do Enem será que o primeiro será realizado no computador e o segundo no papel, do jeito tradicional. Mas só isso? Sim, só isso.

O candidato deverá se deslocar a um local estabelecido e utilizar o laboratório de informática que foi previamente modificado pela equipe de tecnologia do INEP especialmente para realização da prova.

A prova será composta das áreas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação, sendo que, conforme o edital do Enem Digital, a redação deverá ser realizada no formato impresso.

Formato do Enem Digital

Não se sabe ao certo como será a disposição das questões no Enem Digital. Se o aluno poderá visualizar todas as questões de uma vez só (na tela do computador) ou se terá acesso a um catálogo onde poderá clicar em um número e a questão será mostrada na tela.

Enem formato impresso
Formato Impresso de Prova

Mas por que isso é tão importante? Treinar a realização da prova é extremamente importante.

Você passou a vida inteira fazendo provas e simulados no papel, onde você pode ler a prova inteira, ir e voltar em questões, ter uma ideia geral sobre cada questão, isso impacta diretamente na sua capacidade de adaptação resolver as questões na hora da prova. Ao optar pela versão digital você perde essa flexibilização.

Sendo assim, se você não tem certeza de como será esse formato, fica difícil (até no sentido psicológico) se preparar para o que vai enfrentar na hora da prova e essa é uma das grandes vantagens ao optar pela versão impressa da prova.

Sobre as Inscrições do Enem

As inscrições do Enem 2020 começaram dia 11 de maio e foram prorrogadas até às 23h59 do dia 27 de maio. Os candidatos poderão fazer o pagamento do boleto até o dia 28 de maio.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,00. Importante ressaltar que, segundo o edital do Enem, o prazo para pagamento da taxa não será prorrogado.

Vantagens do formato digital

Spoiler alert: as vantagens não são muitas.

Nos últimos anos, o percentual de alunos que optam por estudar pelo computador vai aumentando a cada ano que passa. Dessa forma, adolescentes que já nasceram com um dispositivo na mão podem gostar mais de fazer provas no computador, ou seja, estes poderiam ser beneficiados.

Os treineiros poderiam se beneficiar com a realização do Enem Digital, porém eles foram excluídos da possibilidade de realizar a prova neste formato em 2020.

Desvantagens do Formato Digital

  1. A primeira e maior desvantagens a se considerar é o fato de ninguém saber como será a forma de visualizar as questões, exatamente por ser o primeiro ano da realização do exame. Este fato impacta diretamente na estratégia para a resolução da prova, o que, no final das contas, pode levar a um impacto negativo nas notas do Enem.
  2. Muitos podem achar desconfortável e cansativo ficar mais de 4 horas olhando para a tela de um computador;
  3. Ainda que as questões devam ser resolvidas no computador, a prova de redação deverá ser feita no papel. Não se sabe, ao certo, o espaço que o estudante terá pra realizar essa prova de redação;
  4. Por ser um novo formato da prova, a chance de acontecerem problemas (de tecnologia, especialmente) é maior neste ano, em que não se teve tempo suficiente para testar a capacidade de carga do sistema, segurança, entre outros aspectos.
  5. Para evitar fraudes, o usuário deverá deslocar-se ao local de prova pré-estabelecido pelo INEP, da mesma forma como o Enem tradicional;
  6. Muita gente (eu, incluso), ao fazer uma prova, gosta de ler a prova inteira, rabiscar, categorizar as questões, enfim, ter flexibilidade para resolver as questões conforme seu próprio sistema. Com o formato digital você perde isso.

Conclusão

Na opinião deste que vos fala, em 2020, não vale a pena optar pela prova do Enem digital.

Lembrando que, além de ser a única forma de ingresso na maioria das universidades federais brasileiras, as notas do Enem ajudam a conseguir bolsas de estudo em boa parte de faculdades particulares no Brasil.

Não deixe de acessar a página do participante para mais informações e atualizações.

Julio Sousa

Macapaense de nascimento e goiano de coração. Fundador dos sites Projeto Medicina, Futuro Militar e Rumo ao ITA.


Leia também

Milhares de jovens estudantes brasileiros buscam a tão sonhada vaga no Curso de Medicina, seja pel

Sabe aquele momento quando você estava estudando sozinho(a) e surgiu aquela dúvida em uma questã

O Me Salva! é uma das maiores plataformas de estudo para quem está se preparando para o Enem. Mas

É fato que para tão sonhada aprovação, temos que estudar bastante. Entretanto, estudar por estu

O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem é a principal porta de entrada das principais universidad

Muitos alunos me perguntam: qual o melhor curso online para passar em Medicina? Hoje vamos falar so