Escrito por: Júlio Sousa
Publicado em: 06/03/2017
Sandra comemora a cirurgia e conta que já vê mudanças no dia a dia. “Parece que estou vivendo um sonho.” Após 27 anos ouvindo com ruÃdos e com muita dificuldade, uma jovem se emocionou ao escutar perfeitamente, pela primeira vez, após a implantação de um aparelho auditivo computadorizado. O aparelho foi ligado no último dia 21. […]
Sandra comemora a cirurgia e conta que já vê mudanças no dia a dia. “Parece que estou vivendo um sonho.”
Após 27 anos ouvindo com ruÃdos e com muita dificuldade, uma jovem se emocionou ao escutar perfeitamente, pela primeira vez, após a implantação de um aparelho auditivo computadorizado. O aparelho foi ligado no último dia 21.
Sandra Regina conta que nasceu com a deficiência auditiva, mas quando mais nova escutava um pouco mais e, por isso, aprendeu a falar.
Ela já tentou usar aparelhos auditivos comuns três vezes, mas nunca se adaptou aos aparelhos.
A Vergonha
“Na escola eu tinha vergonha [do aparelho] e tirava. Me doÃa as pessoas falarem as coisas, eu não entender e elas perguntarem se eu era surda.
Tive que aprender a filtrar tudo de ruim, as pessoas que não me aceitavam. A surdez me tornou bastante seletiva. Aprendi a curtir minha própria companhia, gosto de ler e escrever“, contou a inspetora de qualidade.
O Implante
O cirurgião responsável pelo implante do aparelho contou que nos últimos anos a audição da Sandra foi diminuindo muito e estava cada vez mais restrita.
“O aparelho auditivo que ela estava usando já não estava dando mais o ganho que ela precisava. Então, optamos pela cirurgia do implante“, contou o otorrinolaringologista Marcelo Naok Soki.
aparelho auditivo
O médico explicou que o implante foi feito com um equipamento eletrônico computadorizado que substitui o ouvido de pessoas que tem surdez total ou quase total.
Ainda segundo ele, a cirurgia é complexa, mas não traz grandes riscos.
A Cirurgia
Geralmente, ele costuma a realizar uma cirurgia dessa a cada dois meses. A cirurgia aconteceu no último dia 12 de janeiro e durou quatro horas. No entanto, o aparelho só foi ligado no dia 21 de fevereiro, quando o vÃdeo foi feito.
“Estou me adaptando aos sons, ouço sons que há anos não ouvia e à s vezes nunca ouvi. Como barulhos de chaves, interruptor de luz, até minha voz eu conhecia pouco.
Descobri que agora escuto até os passarinhos. Sem contar que não tem mais os zumbidos, que estavam demais. Graças a Deus, acabou“, comemora.
O médico diz que é comum ela ouvir sons simples, mas que nunca foram ouvidos, como barulho de chuva e da pata de um cachorro tocando o chão, por exemplo.
O Tratamento
Mesmo ela escutando perfeitamente agora, o tratamento continua para ela reaprender todos os sons.
“Ela tem que apreder as palavras e sons, porque escutava pouco, o implante dá som diferente. Ela precisa se acostumar, fazer fonoterapia para conseguir se beneficiar. Conseguir entender pela primeira vez os sons“, explicou Marcelo.
Sandra comemora a cirurgia e conta que já vê mudanças no dia a dia. “Parece que estou vivendo um sonho, tive a primeira reunião com meus colegas e meus chefes, ouvindo. Até levar bronca nunca foi tão bom. Me sinto vitoriosa, é uma imensa gratidão“, concluiu.