Plano de Estudos: sugestão com Revisão para o ENEM 2017

HOME > Conteúdo Exclusivo > Plano de Estudos: sugestão com Revisão para o ENEM 2017

Ao receber a confirmação de inscrição na nossa comunidade, eu faço a seguinte pergunta: “Qual é seu maior desafio hoje na hora de estudar?“. E um tema muito recorrente é a falta de organização, não saber montar um plano de estudos.

Como estudar? Como montar um horário de estudos? Como render mais? Essas são perguntas recorrentes de quem está se preparando pra qualquer prova.

Por onde começar?

É extremamente importante que você faça uma auto-avaliação de maneira mais geral para maneira mais específica, seguindo o mantra para seu plano de estudos: estudar mais o que sabe menos, e estudar menos o que sabe mais. 

Mas como saber se eu sei ou não sei determinado assunto? Aí não tem jeito, você precisa resolver questões. Minha dica é: resolvendo as provas anteriores do ENEM.

Quero um passo a passo, você pode me dar?

Sim, eu posso. 🙂 Vamos lá:

  1. Baixe o arquivo com as provas do ENEM categorizadas por assunto (já estou preparando a atualização desse material =] );
  2. Resolva 5 questões de CADA tópico sem olhar o gabarito: Ahhhh Júlio, mas isso dá muito trabalho. Pois é, quem disse que passar em Medicina é fácil?
  3. Ao final, confira os resultados no gabarito.
  4. Analise os resultados e opte por estudar mais o que você acertou menos.
  5. Após estudar o conteúdo que acertou menos, volte e faça mais 5 exercícios e meça seu desempenho novamente. E assim você vai seguindo.

Como utilizar esse plano de estudos?

Vamos lá, nas planilhas abaixo, você vai encontrar 7 colunas:

  1. Área: que é a área de conhecimento do assunto
  2. Assunto: o assunto relacionado a determinada área do conhecimento.
  3. Teoria: nessa coluna, você colocará a data de quando você terminou de estudar a teoria daquele assunto.
  4. Exercícios de Fixação: nessa coluna, você colocará a data de quando você terminou de resolver exercícios de fixação daquele assunto.
  5. Revisão 1: nessa coluna, você colocará a data na qual você fez a primeira revisão daquele assunto
  6. Revisão 2: nessa coluna, você colocará a data na qual você fez a segunda revisão daquele assunto
  7. Revisão 3: nessa coluna, você colocará a data na qual você fez a terceira revisão daquele assunto

É extremamente importante você dar a devida atenção para a revisão do assunto. Não adianta só estudar hoje, e esperar que no ENEM você lembre o assunto. Você precisa revisar.

Como saber se posso marcar um assunto como aprendido?

Fazendo um teste simples e rápido. Esse teste serve para que você descubra se está conseguindo reter na sua memória o que está estudando. 

Pegue uma folha de papel e escreva nela tudo o que você lembra sobre o que estou hoje, e faça algumas perguntas, do tipo: “Sobre o que eu estudei hoje?” “Como funciona o processo tal?” “A fórmula para resolver tal problema é essa?”

Situação 1: você lembra de tudo o que estudou. 

Muito legal, será que até a prova do ENEM você irá conseguir lembrar? 

Situação 2: você não lembra de tudo o que estudou. 

Se não lembra de hoje, imagina daqui a alguns meses. 

Caso tenha caído na situação 2, você precisa voltar e estudar mais, resolver exercícios de fixação e fazer o teste rápido de conhecimento novamente para só assim dar o check no conteúdo na planilha como conteúdo estudado.  

Como utilizar essa planilha nas vésperas do ENEM?

Preenchendo devidamente a planilha, na véspera do ENEM, você saberá exatamente quais assuntos você revisou mais ou revisou menos.

Se 3 revisões não forem suficientes pra você, não tem problema, pode colocar mais colunas com a quantidade de revisões adequadas pra você.

Eu preciso seguir seus conselhos?

Não. De maneira alguma, e não estou falando que eles são os únicos que funcionam. Mas o grande desafio em saber por onde começar, é exatamente encontrar um método que se adapte a você. Não adianta procurar um segredo para passar no ENEM. Você tem que procurar uma maneira de saber o que você precisa estudar e de otimizar seus estudos. Parar de perder tempo com matéria que você já sabe e focar naquilo que você precisa aprender.

E quero ressaltar novamente que isso é apenas uma sugestão de plano de estudos.

 



blog comments powered by Disqus
Visite nossos outros projetos: