As Histórias macabras sobre os manicômios.

Avatar

Escrito por:

Publicado em: 08/08/2016

Existem algumas histórias sobre manicômios que são um tanto macabras. Antigamente, os tratamentos usados com as pessoas que eram ditas loucas, eram muito cruéis e desumanos, e por isso ficaram marcadas na história. Torturas dos médicos com os pacientes e lendas de assombrações sobre manicômios são muito comuns, e são até inspiração para filmes e […]

Existem algumas histórias sobre manicômios que são um tanto macabras. Antigamente, os tratamentos usados com as pessoas que eram ditas loucas, eram muito cruéis e desumanos, e por isso ficaram marcadas na história.

Torturas dos médicos com os pacientes e lendas de assombrações sobre manicômios são muito comuns, e são até inspiração para filmes e seriados.

mani_quatro

Essas instituições abrigavam,recolhiam e davam assistência aos chamados ”loucos”. As denominações variam de acordo com os diferentes contextos históricos em que foram criados.

O termo manicômio surge a partir do século XIX e designa mais especificamente o hospital psiquiátrico, já com a função de dar um atendimento médico sistemático e especializado.

mani_um

Segundo Michel Foucault, em A história da loucura na idade clássica, ela tem origem na cultura árabe, datando o primeiro hospício conhecido do século VI.

Os primeiros hospícios europeus são criados no século XV, quando da ocupação árabe da Espanha. Na Itália eles datam do mesmo período, e surgem em Florença, Pádua e Bérgamo.

No século XVII os hospícios proliferam e abrigam juntamente os doentes mentais com marginalizados de outras espécies. O tratamento que essas pessoas recebiam nas instituições costumava ser desumano, sendo considerado pior do que o recebido nas prisões.

mani_dois

Diversos depoimentos como o de Esquirol,um importante estudioso destas instituições no século XIX,retratam este quadro:

“Eles são mais mal tratados que os criminosos; eu os vi nus, ou vestidos de trapos, estirados no chão, defendidos da umidade do pavimento apenas por um pouco de palha. Eu os vi privados de ar para respirar, de água para matar a sede, e das coisas indispensáveis à vida” revela.

mani_tres

“Eu os vi entregues às mãos de verdadeiros carcereiros, abandonados à vigilância brutal destes. Eu os vi em ambientes estreitos, sujos, com falta de ar, de luz, acorrentados em lugares nos quais se hesitaria até em guardar bestas ferozes, que os governos, por luxo e com grandes despesas, mantêm nas capitais”, afirma Esquirol.

A seguir veremos algumas práticas usadas dentro dos manicômios naquela época. Eram práticas extremamente desumanas.

1 – Lobotomia

lobotomia

O tratamento com lobotomia só foi encerrado na década de 80.

2 – Presas nas camas como castigo

presas_cama

3 – Presas em Jaulas

castigo_jaula

4 – Tratamento de Choque

choque

5 – Superlotação

lotacao

6 – Agressões Físicas

agressos_fisicas

O estado como ficavam os pacientes, que pareciam desnutridos, abatidos e traumatizados. Muitos deles por causa do tratamento com eletrochoque.

7 – Experiências Humanas

experiencia

8 – Não tinham inspeções

mani_cinco

9 – Eram isolados e deixados nus.

pessoas_nuas

10 – Esquecidos pelos familiares

cemiterio

Após a morte de pacientes, as famílias não queriam ter a responsabilidade em enterrar seus parentes. Com isso, eles eram enterrados em cemitérios que existiam nos manicômios e alguns sem nenhuma identificação.

11 – Os instrumentos

mani_sete

As péssimas condições de higiene, os instrumentos cirúrgicos que não eram devidamente esterilizados e os maus tratos também levavam à morte de centenas.

No entanto, há relatos de assombrações até hoje nos manicômios de antigamente.

Uma das histórias mais conhecidas é da paciente Margaret Schilling, que ficou desaparecida por cinco semanas em 1979.

magaret_dois

Foram realizadas buscas no local e na região, mas não acharam a interna. Uma enfermeira encontrou o corpo de Margaret no sótão.

magaret

Constatou-se que ela estava morta havia cinco semanas. A marca do corpo, misteriosamente, ainda permanece no local.

magaret_aparicao

Alguns dizem que Margaret ainda pode ser vista tentando escapar do lugar onde ela morreu.

Infelizmente essas pessoas viviam de forma desumanas e felizmente a medicina evoluiu para que pessoas com problemas mentais tenham tratamento digno.

Ainda temos relatos de agressões físicas em casas de repouso, mas devemos nos esforçar ao máximo para que essas pessoas não passem pela mesma coisa em que as pessoas de antigamente passavam nos manicômios.

caps_dois

Isso independe de formação, situação financeira, etc. Olhar para eles com carinho, amor e repeito é mais que obrigação… É um direito deles!


Leia também

Diferente do que foi amplamente divulgado sobre o possível adiamento do Enem para 2022, o Ministé

StoodiMed - Plano do Stoodi para Medicina O plano é feito para quem está se preparando para pr

Já se deparou com cursos que prometem ensinar como aprender mais rápido feito por "gurus" que cob

O Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX), localizado em Jaguariúna e Indaiatuba, abriu as inscrições pa

Milhares de jovens estudantes brasileiros buscam a tão sonhada vaga no Curso de Medicina, seja pel

Sabe aquele momento quando você estava estudando sozinho(a) e surgiu aquela dúvida em uma questã