Artigos

HOME > ARTIGOS > Destaque,ENEM > 8 dicas imperdíveis para montar um cronograma de estudos às vésperas do Enem

8 dicas imperdíveis para montar um cronograma de estudos às vésperas do Enem

Você piscou os olhos e, de repente, já é setembro e faltam menos de dois meses para o Enem. Será que é possível criar um cronograma de estudos e se preparar para o exame faltando tão pouco tempo? Neste post, vamos mostrar algumas dicas que irão te ajudar a organizar melhor seus estudos e priorizar os principais conteúdos.

É tudo uma questão de planejamento, organização, priorização e foco. Com o calendário apertado, é essencial saber o que realmente é importante e investir toda a sua energia nesses conteúdos que podem fazer a diferença na sua nota final. Então vamos lá montar um cronograma de estudos e mandar bem no dia do exame?

 

Planejamento e priorização de conteúdos

Com uma agenda apertada e pouco tempo de preparação até o dia do Enem, é essencial planejar e saber priorizar quais são os conteúdos mais importantes a serem vistos nessa reta final. Por isso, é importante seguir alguns passos que irão facilitar a sua vida e deixar os estudos mais fluídos.

1. Conhecimento do edital

O edital do exame traz todos os conteúdos que serão abordados e serve como norte para que você saiba o que precisa ser estudado e o que pode ser desconsiderado. Por isso, é essencial a leitura desse documento para criar um planejamento direcionado ao seu objetivo.

2. Definição de curso

Igualmente importante é saber qual curso você pretende tentar ao se preparar para o Enem ou qualquer outra prova para conseguir uma vaga universitária. Ao decidir se preparar para Medicina, por exemplo, você sabe que a nota de corte desse curso é alta e requer uma preparação bem feita.

3. Matérias prioritárias

Ao saber qual curso você irá fazer, fica mais fácil de estabelecer quais são as matérias prioritárias para estudar. Procure saber quais são os pesos atribuídos às disciplinas ao curso desejado, cada um deles tem suas particularidades. Com essa informação em mãos, é preciso criar uma ordem de prioridade para os conteúdos que serão abordados ao longo dos estudos.

4. Carga horária diária de estudo

Você já sabe o que precisa estudar, quais são as matérias mais importantes, agora é hora de definir a carga horária diária para se preparar. Essa informação é importante para que seja possível dividir o seu dia em blocos e abordar os conteúdos necessários para a sua preparação. Ao saber quantas horas diárias você tem disponível para estudar, todas as ações ficam mais focadas e priorizadas.

 

Ambiente adequado para os estudos  

Conseguir motivação para manter o foco nos estudos é um desafio que todo estudante passa. Nos primeiros dias, você está com todo o gás e querendo passar por todas as matérias que precisam ser estudadas até o dia do exame. Mas, depois de uns dias, pode ser que essa energia diminua. Então, como manter a motivação na reta final dos estudos?

É essencial criar um ambiente adequado para que você possa se manter focado e ter uma motivação externa que irá te ajudar a seguir firme na caminhada rumo a uma nota alta no Sisu. Vamos te dar algumas dicas de como criar o ambiente ideal para a sua preparação.

1. Elimine objetos de distração

É cada vez mais difícil manter o foco em apenas uma atividade por um longo período de tempo. Existem muitos elementos de distração no dia a dia, como o celular, as redes sociais, o Netflix ou vídeo games. Tudo isso está muito acessível e confrontando com as verdadeiras prioridades de um estudante.

Por isso, é essencial que você defina um local sem distrações para que possa otimizar o seu tempo de estudos. E como fazer isso? Deixe longe o seu celular, a TV e outros elementos que você sabe que podem roubar a sua atenção. É importante levar isso a sério para tentar minimizar os períodos de tempo em que não estará estudando e se preparando para a prova.

2. Crie um ambiente confortável

Após eliminar todos os elementos de distração, é preciso se preocupar em criar um ambiente que seja convidativo ao estudo, com um local confortável para sentar e apoiar seu material. Lembre-se que você irá dedicar uma boa parte do seu dia a isso, então é essencial estar em um ambiente que te faça bem.

3. Priorização das matérias estudadas

Faltando tão pouco tempo para o Enem, você precisa definir quais matérias vai atacar com mais prioridade. E por que isso é importante? Porque vai ajudar a garantir uma boa nota no método de correção da Teoria de Resposta ao Item (TRI). É preciso ter coerência nas respostas, garantindo a maior quantidade de questões fáceis, um bom número de questões médias e também as difíceis.

Para garantir que isso seja possível, é preciso reforçar o estudo nas matérias que você tem conhecimento para garantir que irá mandar bem nelas e reforçar aquelas matérias que você já entende, mas tem algumas dúvidas.

Por fim, deixe aqueles conteúdos mais cascudos, que você tem mais dificuldade, para que você possa otimizar a quantidade de conteúdos que estará dominando até o dia da prova. Isso ajuda a garantir uma coerência no seu processo de respostas do exame.

4. Faça simulados

Para finalizar, é recomendado fazer simulados para treinar tudo o que você tem estudado até agora. Essa é uma ótima forma de se preparar para o exame, porque apresenta questões já realizadas no Enem e também te coloca em situação parecida, fazendo com que a sua preparação seja ainda mais focada.

Por isso, leve a sério esse momento e tente respondê-lo da mesma forma que responderia o exame. Existem muitos simulados online gratuitos disponíveis, então é só escolher um e praticar para o grande dia. Que tal começar agora?

 


Últimas novidades

O doutor Philipp Köhler, especialista em medicina de emergência, disse que nunca tinha visto um c

Se o sucesso é a melhor vingança, Elizabeth Blackwell, a primeira médica formalmente reconhecida

O Projeto Medicina vai realizar nos dias 12 e 19 de maio o Simulado Nacional Online Enem 2019, que

Este é um artigo sobre o Curso Aprovação 360, criado pelo Professor Gilberto Augusto. Nele eu des

Enã Rezende com apenas 26 aninhos acabou de se formar em medicina na Universidade de Cuiabá (Unic

Quem estuda para o Enem sabe a importância que é uma boa preparação para a prova de Redação. I

Visite nossos outros projetos: