Artigos

HOME > ARTIGOS > Destaque,ENEM,Medicina,Notícias > Aprovada em oito universidades afirma que Redação é um diferencial

Aprovada em oito universidades afirma que Redação é um diferencial

Maria Clara Lemos Santos, de 20, que conquistou vagas no curso de medicina da USP, Unesp (Universidade Estadual de São Paulo – 1° lugar), Famema (Faculdade de Medicina de Marília – 1° lugar), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas – 24° lugar), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) e FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí).

Maria Clara fez dois anos de cursinho no Etapa, em São Paulo, e sua rotina foi intensa durante todo o período. “Assistia aula, resolvia exercícios, fazia provas antigas, treinava muito a redação. Isso sete dias por semana. Tinha aula de segunda a sábado. Domingo era dia de simulado. Sempre estava fazendo algo relacionado ao vestibular. Tem que ter muito foco”, lembra.

Além do foco nos estudos, a estudante ressalta que a redação deve ser extremamente valorizada pelos vestibulandos por ser um grande diferencial, principalmente em cursos concorridos como medicina.

“[É] algo que se precisa treinar muito. Em algumas semanas eu escrevia até cinco textos. Nessa reta final é interessante focar nas provas e suas respectivas redações, já que cada uma tem suas características”, explica Maria Clara.

 

Dicas para a redação

  • Enem – treine o tempo, pois é uma prova corrida. “[Você precisa] Prestar muita atenção na proposta de intervenção, pensar em uns intertextos [como relacionar os textos da coletânea] legais”, aconselha
  • Fuvest – “Não pode pecar em nada. Tema, coesão, coerência, intertextos como citações, literatura, história, obras de arte. Tente se diferenciar dos outros candidatos fugindo dos clichês que todos escrevem”
  • Unesp – Segundo a universitária, o tema da redação normalmente é algo de atualidades. Então é preciso ler muito jornal, assistir a debates e se informar para ter argumentos na hora de escrever
  • Unicamp – cuidado com os gêneros textuais que a prova exige. “Eles devem ser estudados antes para [você] não chegar lá e não saber como escrever”, ressalta
  • Para todas – confira os temas que já caíram nas redações dos vestibulares que você vai prestar. Treine e depois mostre para alguém porque, às vezes, você escreve um texto que faz sentido na sua cabeça, mas pode não ficar tão claro para outra pessoa

Uma boa forma de praticar a redação do ENEM é com o Projeto Redação, lá você encontra profissionais capacitados para avaliar seus textos e dar dicas de como melhorar. Além disso, você encontra temas similares aos da prova do ENEM, com a ajuda do Podcast, você poderá entender melhor os textos motivadores e ouvir dicas de professores com experiência na correção do ENEM.  Assine hoje e comece a se preparar para o ENEM de 2016.

 

Fonte: Uol


Últimas novidades

Este é um artigo sobre o Curso Aprovação 360, criado pelo Professor Gilberto Augusto. Nele eu des

Enã Rezende com apenas 26 aninhos acabou de se formar em medicina na Universidade de Cuiabá (Unic

Quem estuda para o Enem sabe a importância que é uma boa preparação para a prova de Redação. I

Onde posso usar a minha nota do Enem? O resultado do Enem sai apenas no meio de janeiro, por isso,

Você piscou os olhos e, de repente, já é setembro e faltam menos de dois meses para o Enem. Será

Dúvidas e preconceitos surgem quando o assunto é vitiligo. Ainda que haja movimentos de esclarecim

Visite nossos outros projetos: