Brasileira recebeu coração de tecnico alemão morto em acidente

Escrito por: Júlio Sousa

Publicado em: 17/08/2016

Após quase cinco horas de cirurgia, o coração do ex-atleta alemão e técnico da equipe de canoagem do seu país Stefan Henze voltou a bater no peito de uma brasileira que aguardava há um ano na fila de transplantes. Um acidente automobilístico na madrugada do último dia 12 na Barra da Tijuca, Zona Oeste da […]

Após quase cinco horas de cirurgia, o coração do ex-atleta alemão e técnico da equipe de canoagem do seu país Stefan Henze voltou a bater no peito de uma brasileira que aguardava há um ano na fila de transplantes.

Foto IPP/picture-alliance / Sven Simon Atena 20.08.2004 Olimpiadi Estevi - canoa -  nella foto la coppia tedesca da sinistra Stefan HENZE con Marcus BECKER vincitori della medaglia d' argento   - WARNING AVAILABLE ONLY FOR ITALIAN MARKET - Italy Photo Press -

Um acidente automobilístico na madrugada do último dia 12 na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade deixou um integrante da equipe de canoagem alemã em estado grave no Rio de Janeiro.

Como Aconteceu

Stefan Henze, de 35 anos, voltava à Vila dos Atletas quando o táxi onde estava colidiu em um poste. O acidente aconteceu na Avenida das Américas e o motorista responsável pela colisão fugiu.

tecnico
Stefan Henze
O alemão foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, que o levou ao Hospital Municipal Lourenço Jorge. Outro técnico alemão, Cristian Katini, também estava no carro, mas não sofreu ferimentos graves.
Katini recebeu alta após ser submetido a exames.
cristian
Stefan Henze e Cristian Katini
Henze foi submetido a uma cirurgia neurológica e estava em estado de saúde muito grave.
Em função do traumatismo craniano grave Stefan Henze, foi transferido para o Hospital Miguel Couto, onde passou por uma cirurgia para aliviar a pressão intracraniana.
 stefanhenzeefe
No entanto, Henze não resistiu e morreu nesta segunda-feira, no Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon.
Campeão mundial em 2003, Henze conquistou a medalha de prata na categoria C2 da canoagem slalom nos Jogos Olímpicos de Atenas, no ano seguinte.

O Transplante

De acordo com o Programa Estadual de Transplantes, depois da morte encefálica do alemão, a família autorizou a doação de seus órgãos.

Além do coração, foram captados os rins e o fígado de Henze. O destino dos rins e do fígado não foram informados.

tecnico_tres

Há um ano esperando pela confirmação do transplante de coração, uma senhora de 66 anos, cuja identidade não foi divulgada.
A brasileira era portadora de problemas cardíacos crônicos e recebeu a notícia de que seria submetida à cirurgia.

 Cirurgia

A cirurgia ocorreu terça (16) no Instituto Nacional de Cardiologia (INC), na zona sul da cidade do Rio.
Após receber o coração de Stefan, a mulher passa bem e permanecerá em observação pelos próximos 3 dias do pós-operatório-imediato.
tecnico_dois
Stefan Henze veio ao Rio para participar dos Jogos Olímpicos como técnico da equipe de canoagem slalom. Mas, acabou ajudando e salvando vidas de outra maneira.

Empreendedor em educação há mais de 15 anos. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Projeto Medicina e Projeto Redação. Já ajudou milhares de estudantes ingressarem no curso de Medicina em universidades públicas e privadas no Brasil.


Leia também

O Stoodi é bom para Medicina? Sim, o Stoodi é uma excelente plataforma para quem estuda para Medi

O Enem é a principal porta de entrada para as melhores universidades do Brasil. É o exame mais im

Diferente do que foi amplamente divulgado sobre o possível adiamento do Enem para 2022, o Ministé

Já se deparou com cursos que prometem ensinar como aprender mais rápido feito por "gurus" que cob

O Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX), localizado em Jaguariúna e Indaiatuba, abriu as inscrições pa

Milhares de jovens estudantes brasileiros buscam a tão sonhada vaga no Curso de Medicina, seja pel