Artigos

HOME > ARTIGOS > Destaque,ENEM > Nota do Enem – Como e onde posso usar a minha?

Nota do Enem – Como e onde posso usar a minha?

Onde posso usar a minha nota do Enem?

O resultado do Enem sai apenas no meio de janeiro, por isso, agora é hora de refletir sobre o que você irá fazer quando souber a nota do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Você sabia que ele serve como porta de entrada para programas do governo de acesso ao ensino universitário?

Essa nota pode ser usada para você se inscrever em programas como o Sisu, o Fies e o Prouni. Além de tentar uma vaga em alguma universidade portuguesa que tenha suas portas abertas para estudantes brasileiros. Já pensou nisso?

Esses diferentes programas são destinados a estudantes das mais variadas realidades e situações socioeconômicas. Por isso, é bom saber como funciona cada um deles para definir a sua estratégia para começar a faculdade.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serve como porta de entrada para as universidades federais e estaduais, que oferecem cursos de graduação gratuitos aos estudantes. Se você quiser se inscrever, é preciso ter feito o Enem do ano anterior, sem ter zerado a sua redação.

Atualmente, muitas universidades já aceitam a nota do Enem e inscrição do Sisu como única etapa de seu processo seletivo.

Enquanto isso, há outras instituições que usam o resultado do exame como um dos passos necessários para que o estudante consiga uma vaga, muitas vezes combinando essa fase com o vestibular próprio.

A inscrição do Sisu acontece duas vezes por ano. É possível se inscrever logo no começo do ano, no final de janeiro, para quem quer começar a estudar ainda no 1º semestre. Quem pretende deixar para começar no 2º semestre, a inscrição também acontece entre junho e julho.

Fies

Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é o programa do governo indicado para os estudantes que pretendem estudar em universidades não gratuitas e precisam de financiamento do valor total do curso.

As faixas de financiamento variam de acordo com a situação socioeconômica do estudante, sendo necessário indicar a renda per capita familiar. O financiamento pode ser feito em duas modalidades diferentes.

Na modalidade I, o financiamento poderá ser solicitado por estudantes que tenham renda familiar per capita de até três salários mínimos. O estudante paga as mensalidades respeitando o seu limite de renda, o que diminui o nível de encargos.

Já no caso da modalidade P-Fies, são elegíveis os estudantes que tiverem renda familiar per capita de até cinco salários mínimos. Essa modalidade utiliza recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e, também com recursos de bancos particulares participantes.

Para se inscrever no programa, o estudante precisa ter feito qualquer edição do Enem de 2010 para cá, ter tirado nota média de pelo menos 450 pontos e não ter zerado a redação.

Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é o programa indicado para quem tem baixa renda familiar e busca por bolsas de estudo para conseguir cursar uma graduação. A porcentagem do benefício varia de acordo com a faixa de renda per capita familiar do estudante.

Para estudantes que possuem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, a bolsa de estudos é integral, ou seja, 100% do valor é custeado pelo programa.

Já para quem tem a renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, a bolsa de estudos é parcial e cobre 50% do valor total da graduação.

Para se inscrever no programa, o estudante precisa ter feito qualquer edição do Enem de 2010 para cá, ter tirado nota média de pelo menos 450 pontos e não ter zerado a redação.

Além dos programas criados pelo governo, o estudante que quiser cursar a sua graduação no exterior também pode pleitear uma vaga em universidades de Portugal. Ao todo, são 27 instituições portuguesas que aceitam a nota do exame como parte de seu processo seletivo.

 


Últimas novidades

Este é um artigo sobre o Curso Aprovação 360, criado pelo Professor Gilberto Augusto. Nele eu des

Enã Rezende com apenas 26 aninhos acabou de se formar em medicina na Universidade de Cuiabá (Unic

Quem estuda para o Enem sabe a importância que é uma boa preparação para a prova de Redação. I

Onde posso usar a minha nota do Enem? O resultado do Enem sai apenas no meio de janeiro, por isso,

Você piscou os olhos e, de repente, já é setembro e faltam menos de dois meses para o Enem. Será

Dúvidas e preconceitos surgem quando o assunto é vitiligo. Ainda que haja movimentos de esclarecim

Visite nossos outros projetos: