ENEM será adiado para 191 mil estudantes

Escrito por: Júlio Sousa

Publicado em: 01/11/2016

O INEP anunciou nesta terça (1o) que as provas do ENEM serão adiadas para 191 mil participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio em decorrência de 304 ocupações em colégios definidos como locais de prova. A princípio, as provas que seriam realizadas dias 5 e 6 de novembro, agora serão realizadas dias 3 e […]

O INEP anunciou nesta terça (1o) que as provas do ENEM serão adiadas para 191 mil participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio em decorrência de 304 ocupações em colégios definidos como locais de prova.

A princípio, as provas que seriam realizadas dias 5 e 6 de novembro, agora serão realizadas dias 3 e 4 de dezembro, segundo o INEP.

Paraná é o mais afetado

O estado mais afetados pelas ocupações é o Paraná, com 74 locais de provas ocupados e 41.168 alunos. Não há registro de ocupações em locais de provas nos estados Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Rondônia, Roraima, São Paulo.

Nova Data

Segundo a presidente do INEP, os alunos afetados começarão a receber notificações sobre o adiamento a partir de hoje, 1o de novembro. Segundo ela, todos receberão um SMS sobre o adiamento e a nova data. Porém o novo local de prova ainda não será informado neste primeiro contato.

Cartão de confirmação

Segundo o MEC, até a manhã desta terça 6.404.506 participantes tinha acessado o cartão de confirmação. O número equivale a 74,23% dos inscritos confirmados. O documento traz, entre outros dados, o local onde o participante deve fazer a prova. O cartão pela Página do Participante (http://enem.inep.gov.br/participante/) ou pelo aplicativo Enem 2016.

Central de atendimento

Participantes que tiverem dúvidas sobre a prova podem acionar a Central de Atendimento do Inep pelo telefone 0800-616161. O atendimento por telefone tem funcionamento diário, entre 8h e 20h. O órgão indica que, antes de procurar o atendimento telefônico, o participante verifique se a questão não está já esclarecida no site do Enem: enem.inep.gov.br.

Data e hora do exame

Em ambos os dias da prova, 5 e 6 de novembro, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo sempre o horário de Brasília. Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar em sala de provas até que seja autorizado o seu início, às 13h30min, após procedimentos de verificação de segurança.

Considerando o horário local de cada estado, bem como horário de verão adotado em boa parte do país, os portões serão fechados às 10h no Acre; às 11h no Amazonas, Rondônia e Roraima; e às 12h no Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

No Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, alguns dos estados que aderiram ao horário de verão, os portões serão fechados às 13h. No primeiro dia de prova, os participantes terão 4h30 para responder o exame. No segundo, que conta com elaboração de redação, 5h30.

Escolas Afetadas

Clique no botão abaixo e confira abaixo a lista das escolas afetadas pelo adiamento.


Leia também

Encontre seu espaço de aprendizado ideal no servidor de estudos Discord do Projeto Medicina. Espec

O valor da faculdade de medicina é uma questão importante para muitos estudantes que estão consi

Estudar medicina é o sonho de muitos estudantes brasileiros. No entanto, a alta mensalidade dos cu

Escolher a instituição de ensino ideal para cursar Medicina é uma decisão que envolve diversos

Se você sonha em cursar Medicina, provavelmente já se perguntou: "Qual a nota de corte de Medicin

A jornada para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das mais desafiadoras na vida acadê