O que estudar para o Enem 2020

Lívia Vasconcelos

Escrito por: Lívia Vasconcelos

Publicado em: 28/05/2020

Se dar bem na prova mais importante do país para quem deseja ingressar numa universidade é uma tarefa árdua, mas não impossível.

Existe uma fórmula mágica para tirar nota alta no Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio? A resposta é não. Se dar bem na prova mais  importante do país para quem deseja ingressar numa universidade é uma tarefa árdua, mas não impossível. 

O que muitas pessoas ignoram é que mais do que estudar muito, é preciso ter disciplina e uma estratégia bem definida para ter bons resultados. Você precisa estar alguns passos à frente dos seus concorrentes – até o dia 15 de maio de 2020, o exame já tinha alcançado mais de 3 milhões de inscrições.

O que estudar para o Enem

Apesar das estatísticas mostrarem que apenas uma minoria dos candidatos consegue a aprovação no vestibular na primeira tentativa – na Universidade de São Paulo, eles representam menos de 10% do total de calouros da medicina na Capital – estabelecer uma maneira efetiva de estudar os  assuntos pode diminuir a quantidade de tentativas para passar nos cursos mais concorridos, como medicina e direito, por exemplo.

Esqueça as apostilas de cursinhos, muitas delas estão desatualizadas. É necessário focar nos assuntos mais cobrados no Enem, e você não precisa de uma bola de cristal para isso, alguém já fez o trabalho pesado por você.  

Separamos alguns dos temas mais cobrados por grau de dificuldade de cada disciplina, confira uma parte desse guia definitivo:

Matemática: o uso dos números na rotina

Um assunto que você precisa saber de cabo a rabo na hora da sua prova é Grandezas Proporcionais. Conteúdos de razão e proporção, regra de três, porcentagem, escalas, são muito cobrados porque são facilmente aplicados no nosso dia a dia. 

Ou seja, esse tipo de cálculo pode aparecer não só nas questões de matemática, mas também em outras questões multidisciplinares. Isso também acontece muito com problemas de lógica, estatísticas, interpretações de gráficos e tabelas. 

Principais assuntos cobrados em Matemática no Enem

Português: sua capacidade de interpretação fará toda a diferença

Assim como matemática, a prova de linguagens (português, inglês, espanhol, educação física e artes) corresponde a ¼ do Enem, o que representa um peso decisivo na nota final do aluno. 

É uma característica da prova de português que ela tenha um caráter prioritariamente interpretativo, mais focado no raciocínio. Por isso, a interpretação de texto é o ponto forte dos assuntos mais cobrados nela. É muito comum também a exploração de linguagem verbal, não verbal e mista nesse contexto. 

Vamos refrescar a memória sobre cada uma delas:

  • Linguagem verbal: uso da palavra na comunicação.
  • Linguagem não verbal: o não uso da palavra na comunicação.
  • Linguagem mista: a união da linguagem verbal e da linguagem não verbal na comunicação. (Por exemplo, tirinhas, charges)

Principais assuntos cobrados em Português no Enem

  • Interpretação de textos
  • Linguagem verbal, não-verbal e mista

História: Segundo Reinado e temas gerais de conflitos internacionais merecem sua atenção 

História do Brasil costuma ser maioria na prova do Enem, por isso é importante ficar atento aos aspectos relacionados à estrutura política do país. O Segundo Reinado e seus temas mais recorrentes, como o abolicionismo, é sem dúvida um dos assuntos mais cobrados. Não desmereça ainda a evolução dos governos e suas fases no país. 

Ainda assim, questões de História Geral correspondem a cerca de 33,5% da prova de História do Enem e a dica aqui é estar por dentro dos grandes conflitos de relevância internacional e nas transformações da sociedade. Guerra Fria e Revolução Industrial são assuntos que devem estar na ponta do lápis.

Principais assuntos cobrados em História no Enem

  • Guerra Fria
  • Revolução industrial
  • Abolicionismo

Geografia: os aspectos humanos da matéria trazem reflexões sobre a sociedade

As ciências humanas e tecnologias costumam abordar assuntos críticos sobre a humanidade. A relação do homem com o meio ambiente, a estrutura fundiária brasileira e a urbanização devem aparecer nas questões da prova. 

Sabia que os aspectos geográficos também influenciam em uma pandemia? Por isso não seria surpreendente que o Coronavírus fosse abordado nas questões de geografia e isso pode se enquadrar em geopolítica, no tema globalização. O grande número de habitantes de espaços urbanos tomados pela desigualdade social contribuem para a expansão de doenças, como a que o mundo enfrenta hoje, com o Covid-19.

Principais assuntos cobrados em Geografia no Enem

  • Espaço econômico: Agropecuária e indústria
  • Estrutura e dinâmica da população
  • Geopolítica: globalização

Biologia: o meio ambiente é o carro chefe da matéria 

Fique por dentro das discussões ambientais do momento, e isso inclui, claro, entender como chegamos até aqui nesse contexto. O aluno deve entender bem sobre biossistemas em geral, biologia molecular e engenharia genética, até chegar aos temas mais atuais como a exploração ambiental. 

O Coronavírus também pode ser abordado dentro dessas questões, uma vez que assuntos como imunologia – que discute vacinas – tem tudo a ver com nossa realidade hoje. 

Principais assuntos cobrados em Biologia no Enem

  • Desequilíbrios ambientais
  • Saúde e doenças
  • Biologia molecular e engenharia genética

Química: lixo tem tudo a ver com a pauta

No caderno de Ciências da Natureza do Enem, que também conta com física e biologia, as questões de química correspondem a 36,3% da prova. A química orgânica é historicamente a parte mais abordada no exame, por isso fique de olho em debates sobre sustentabilidade.

Impactos ambientais abordados através de polímeros, que nos levam ao plástico. Lixo e combustíveis fósseis devem estar no topo de revisão dos seus assuntos.

Além disso existem cálculos na química: estequiometria com Lei de Lavoisier, Lei de Proust, Lei de Gay-Lussac devem ser muito estudados.

Principais assuntos cobrados em Química no Enem

  • Termodinâmica
  • Ondas
  • Potência e energia elétrica

Física: a matéria exige um grau de prioridades diferente de outras grandes provas

Quem estuda para grandes vestibulares, deve ficar atento a um aspecto: a prova de física do Enem difere de outras, por isso não se confunda na hora de priorizar os assuntos. As questões sobre reflexão, refração, lentes, espelhos e propagação de ondas, por exemplo, são figura carimbada no exame. Você precisa saber.  

Questões sobre movimento, equilíbrio e descoberta de leis físicas, além da física elétrica e magnética são bem significativas e têm grandes chances de cair. 

Principais assuntos cobrados em Física no Enem

  • Termodinâmica
  • Ondas
  • Potência e energia elétrica

Guia definitivo dos assuntos mais cobrados no Enem

O que você viu até aqui são alguns dos pontos que são abordados dentro de um relatório feito para pessoas como você, que buscam praticidade para um estudo de qualidade nos últimos meses de preparação para o Enem. 

Para ter acesso ao material completo, que separa o que mais cai no Enem por matéria, assunto, tópico e grau de dificuldade, acesse o site Assuntos Mais Cobrados, do Projeto Medicina. Prepare-se para ter uma visão geral de como organizar seus estudos. 

Lívia Vasconcelos

30 anos - Jornalista e redatora com 9 anos de experiência em contar histórias e abordar assuntos que as pessoas precisam ler nas revistas, jornais e sites.


Leia também

O Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX), localizado em Jaguariúna e Indaiatuba, abriu as inscrições pa

Milhares de jovens estudantes brasileiros buscam a tão sonhada vaga no Curso de Medicina, seja pel

Sabe aquele momento quando você estava estudando sozinho(a) e surgiu aquela dúvida em uma questã

O Me Salva! é uma das maiores plataformas de estudo para quem está se preparando para o Enem. Mas

É fato que para tão sonhada aprovação, temos que estudar bastante. Entretanto, estudar por estu

O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem é a principal porta de entrada das principais universidad