upscalerolex.to

Como estudar para o Enem – 10 dicas infalíveis

Escrito por: Júlio Sousa

Publicado em: 03/07/2021

Neste artigo, você aprenderá 10 dicas infalíveis sobre como estudar para o Enem.

O Enem é a principal porta de entrada para as melhores universidades do Brasil. É o exame mais importante do ensino médio brasileiro e atrai muita atenção tanto da sociedade quanto dos alunos.

O Enem é um exame aberto, o que significa que todos que completaram o Sistema Educacional Brasileiro podem fazer a prova. O principal objetivo deste artigo é oferecer 10 dicas infalíveis sobre como estudar para o Enem.

1. Você precisa de um método personalizado de estudos.

Esta é a dica mais importante: você deve saber o que mais funciona pra você. Isto é muito importante porque qualquer método de estudo requer tempo e consistência para funcionar.

Então, se você não descobrir o que funciona melhor pra você, será muito difícil ter motivação para continuar. Além disso, se você ainda está no Ensino Médio, converse com seus amigos que estão indo bem na escola, ou mesmo encontre maneiras de se conectar com bons estudantes pela internet para perguntar o que eles estão fazendo que funciona. Filtre as respostas e as adapte para sua realidade.

Estrategoa de estudos

2. Saiba o que funciona e o que não funciona pra você

Em primeiro lugar, vai levar algum tempo, mas no final vai valer bem a pena o exercício de auto-conhecimento.

Por exemplo, se você sabe que trabalhar em grupo ajuda no seu desempenho, então tente estudar com outra pessoa ou estudar com um grupo de pessoas.

Se o trabalho individual é melhor para você… tudo bem! Vá em frente! Faça o que quer que ajude você a aprender melhor e mais rápido.

Por outro lado, também é interessante (e bastante útil) considerar aquelas coisas que não funcionam tão bem para você – use-as como oportunidades de aprendizado e visualize como elas podem ajudar você a superá-las.

3. Seja organizado – tenha um lugar para tudo

Como é importante estar organizado, você precisa de um lugar onde você possa ter o controle do seu material de estudo.

Há muitas maneiras de se organizar – algumas pessoas preferem cadernos ou fichários, outras fazem flashcards. O importante é que o método funciona para você e torna as coisas mais fáceis para você quando estiver estudando.

E não estou falando apenas de organização do seu material, mas principalmente do seu horário de estudos. Por isso, é importante ter clareza sobre seus objetivos e metas de curto prazo. Por exemplo, sua meta é resolver quantas questões na semana? É importante ter isso em mente e saber se está conseguindo atingir seus resultados.

estudar por audio

4. Ouça enquanto estuda (áudio-aprendizagem)

Algumas pessoas gostam de estudar enquanto ouvem algum estilo de música. A recomendação é, se for utilizar esta técnica, utilize música instrumental para que você não perca a concentração com a letra.

Por exemplo, eu nunca consegui estudar ouvindo música, mas conheço muita gente que encontrou nesse processo uma maneira de meditar e relaxar enquanto estuda.

Minha dica: teste e veja se funciona pra você.

5. Divida seu material em pequenas partes

Como você provavelmente já sabe, é mais fácil estudar uma hora por dia durante dez dias do que passar a noite inteira estudando de uma só vez. No entanto, culturalmente deixamos tudo para cima da hora.

Então não tenha medo de fazer intervalos e deixar suas aulas inacabadas um dia – você sempre pode voltar para elas mais tarde.

6. Permita-se tempo entre as sessões de estudo (um intervalo é bom!)

Permita-se sempre pelo menos 10 minutos de descanso entre duas sessões de estudo diferentes… O cérebro precisa desse tempo para assimilar a informação e lembrar o que você acabou de aprender antes de passar para algo novo! Se você tentar enfiar tudo em uma sessão, então será muito difícil para o seu cérebro absorver todas as informações e você provavelmente acabará esquecendo muita coisa!

7. Use todos os seus sentidos ao estudar, não apenas os seus olhos

Você pode fazer flashcards que tenham imagens, diagramas ou qualquer outra coisa que o ajude a testar a si mesmo com algo além do texto. Seu cérebro se lembra melhor quando você estuda usando todos os seus sentidos – não tenha medo de experimentar novos métodos e ver o que funciona para você.

8. Reler textos/informações pelo menos um dia depois (sua memória melhorou)

Por mais difícil que possa parecer (porque ninguém realmente quer rever material antigo), isto é realmente muito importante porque uma vez que uma pessoa estuda algo, seu cérebro o memoriza e passa para o aprendizado a próxima coisa. Então, depois de um dia, quando você voltar para rever as informações que você estudou em seus flashcards ou notebook… será como ler algo novo, porque até lá seu cérebro já assimilou o material e o arquivou na memória a longo prazo!

9. Dormir sobre o assunto – rever as coisas mais uma vez antes de ir para a cama

Esta é outra idéia que pode parecer simples, mas que é muito eficaz! Quando as pessoas estudam, elas tendem a memorizar tudo o mais rápido possível – é por isso que há muitos alunos que não têm problemas em estudar por 8 horas seguidas porque sabem que quando chegarem em casa todo o seu trabalho árduo será recompensado. No entanto, se o seu objetivo é ir bem em uma prova, por exemplo, então este tipo de abordagem pode na verdade seja contraproducente! O cérebro memoriza melhor as coisas quando está “descansando” e não sendo bombardeado com informações o dia todo. Portanto, se você levar seus materiais de estudo para a cama e passar pelo menos 15 minutos revisando-os antes de adormecer… então a informação terá a chance de entrar na memória a longo prazo e ser mais fácil de lembrar durante os exames!

10. Não se sinta mal por esquecer algo – todos se esquecem de algumas coisas!

Quando você toma notas, é muito natural que algumas informações sejam deixadas de fora ou esquecidas com o tempo. É por isso que você deve sempre escrever qualquer coisa importante de palestras ou cursos, mesmo que você não entenda isso completamente de imediato. Desta forma, a informação tem uma chance maior de ser armazenada na sua memória de longo prazo.

Resumindo

Como eu já disse, todas essas dicas são apenas algumas das maneiras que você pode aumentar seu desempenho nos exames. Se um método funciona para você, então use-o! Mas não tenha medo de experimentar coisas diferentes e descobrir o que realmente funciona melhor para você.

Empreendedor em educação há mais de 15 anos. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Projeto Medicina e Projeto Redação. Já ajudou milhares de estudantes ingressarem no curso de Medicina em universidades públicas e privadas no Brasil.


Leia também

O Stoodi é bom para Medicina? Sim, o Stoodi é uma excelente plataforma para quem estuda para Medi

O Enem é a principal porta de entrada para as melhores universidades do Brasil. É o exame mais im

Diferente do que foi amplamente divulgado sobre o possível adiamento do Enem para 2022, o Ministé

Já se deparou com cursos que prometem ensinar como aprender mais rápido feito por "gurus" que cob

O Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX), localizado em Jaguariúna e Indaiatuba, abriu as inscrições pa

Milhares de jovens estudantes brasileiros buscam a tão sonhada vaga no Curso de Medicina, seja pel