Medicina e Empreendedorismo – por Rhuan Serra

Avatar

Escrito por:

Publicado em: 23/11/2015

Olá! Meu nome é Rhuan Serra e acompanho o Projeto Medicina desde que criei minha página no Facebook praticamente. Inspirado pela história da minha conterrânea, resolvi contar a minha também. Origem Tenho uma origem humilde, um dos filhos gêmeos de mãe solteira, mulher batalhadora que nunca deixou faltar nada em casa, principalmente educação. Com muito esforço, […]

Olá! Meu nome é Rhuan Serra e acompanho o Projeto Medicina desde que criei minha página no Facebook praticamente. Inspirado pela história da minha conterrânea, resolvi contar a minha também.

Origem

Tenho uma origem humilde, um dos filhos gêmeos de mãe solteira, mulher batalhadora que nunca deixou faltar nada em casa, principalmente educação. Com muito esforço, estudei em escola particular a vida inteira, consegui bolsa de estudos e graças a dedicação da minha família tive um bom preparo acadêmico.

O Vestibular

Até que chegou o vestibular, mas percebi que eu não estava preparado. Na verdade, não tinha certeza alguma do que queria fazer, gostava muito de medicina, mas sempre foi falado que eu não teria condições de fazer pré-vestibular ou cursar em faculdades particulares, e a concorrência para medicina em públicas me deixou muito desestimulado.

Diferente de muitas pessoas da minha terra, que ansiosamente fazem vestibulares durante todo o ensino médio, fiz meu primeiro vestibular apenas no terceiro ano. Já estava combinado que eu não iria para faculdade particular, então no que eu passasse na pública eu iria… Consegui vaga para cursar administração na UFPI no qual fiquei um semestre.

Com a mesma nota, fui chamado na lista de espera para Direito na UFMA, o qual passei mais um semestre. Fiz novamente o ENEM, sem fazer cursinho, apenas lendo dicas pela internet. Foi quando consegui alcançar o 3º lugar em Direito na UFPI e voltei para Teresina. E como a minha nota tinha sido relativamente alta, o sonho que já havia sido apagado da minha cabeça a anos de cursar medicina, reacendeu.

A Medicina

Fui chamando na lista de espera da Universidade Estadual do Piauí. Desde os 17 anos trabalho para me sustentar, tenho hoje uma marca de óculos de sol (@kioskeyewear) e na época era meio que improvável dar continuidade ao trabalho fazendo medicina. O que era improvável, com muita determinação, se tornou realidade.

Hoje estou no quinto período, continuo trabalhando e muito feliz com as escolhas que fiz. Tenho um Instablog chamado @euvouserdoutor em que conto todo meu dia-a-dia durante o curso, tiro duvidas e compartilho experiências.

Tenho muito orgulho do que faço, e faço o máximo que posso para transparecer esse amor à medicina para todos que sonham em fazer esse tão sonhado curso. Tenho muita fé naqueles que vão usar a medicina para fazer o bem, pensar no paciente acima de tudo e sobretudo amar essa profissão tão linda.


Leia também

Diferente do que foi amplamente divulgado sobre o possível adiamento do Enem para 2022, o Ministé

StoodiMed - Plano do Stoodi para Medicina O plano é feito para quem está se preparando para pr

Já se deparou com cursos que prometem ensinar como aprender mais rápido feito por "gurus" que cob

O Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX), localizado em Jaguariúna e Indaiatuba, abriu as inscrições pa

Milhares de jovens estudantes brasileiros buscam a tão sonhada vaga no Curso de Medicina, seja pel

Sabe aquele momento quando você estava estudando sozinho(a) e surgiu aquela dúvida em uma questã