Conteúdo Exclusivo

Técnica do Pomodoro para melhorar seu desempenho.

5 de abril de 2016 2 min de leitura

Há alguns dias atrás, postei aqui 7 Dicas para Evitar a Procrastinação nos Estudos. Foi um artigo muito acessado, e comecei a pesquisar mais sobre o assunto.

Encontrei uma técnica que tenho utilizado e gostado muito, chamada de Técnica do Pomodoro, desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. Em italiano, pomodoro significa Tomate (informação quase irrelevante, mas tudo bem).

O método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental e busca fornecer uma resposta eficaz a um estado provocador de ansiedade chamado de temporal “becoming” nos trabalhos de Henri Bergson e Eugene Minkowski.

Essa técnica consiste em você definir um cronômetro de tal forma que você se mantenha focado em uma tarefa (no nosso caso, estudar) por 25 minutos e tire um tempinho (no meu caso, eu tiro 3 minutos) de pausa. A cada quatro “pomodoros” fazer uma pausa mais longa (15-30 minutos)

A Bruna de Paula, que depois de 4 anos estudando e foi aprovada em Medicina, fala em seu depoimento que também utilizava a técnica. Leia…

http://projetomedicina.com.br/portal/depoimentos/depois-de-quatro-anos-estudando-estudante-e-aprovada-para-medicina/

Ela tem se mostrado muito eficiente, e inclusive deixo abaixo dicas de aplicativos que podem utilizar.

Eu uso o Clear Focus, para Android. Para o iOS, tem o Pomodoro Time, que é muito bom também.

Caso você já utilize a técnica ou passe a utilizá-la após ler esse post, deixe seu comentário no campo abaixo compartilhando sua experiência com outros colegas.

Se tiver outra técnica e quiser que eu fale um pouco sobre ela nos próximos posts, me envie um email: julio@projetomedicina.com.br

 

Grande abraço e até a próxima.

 

Júlio Sousa

Fundador do Projeto Medicina

 

Compartilhe este conteúdo

Julio Sousa

Julio Sousa

Empreendedor em educação há mais de 15 anos. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Projeto Medicina e Projeto Redação. Já ajudou milhares de estudantes ingressarem no curso de Medicina em universidades públicas e privadas no Brasil.

Mais conteúdos exclusivos