- Home
- /
- Listas de Exercícios
- /
- Português
- /
- Literatura
- /
- Lista de Exercícios sobre Pré-Modernismo
O Pré-Modernismo foi um período de transição na literatura brasileira, situado entre 1902 e 1922. Não constitui uma escola literária propriamente dita, mas reúne autores que, embora mantivessem características dos movimentos anteriores, já apresentavam elementos inovadores que antecipavam o Modernismo.
Nesta lista de exercícios, você encontrará questões sobre os principais autores e obras do Pré-Modernismo, período frequentemente cobrado em vestibulares e no ENEM.
Características do Pré-Modernismo
O Pré-Modernismo caracteriza-se pela ruptura com o academicismo e pela denúncia da realidade brasileira. Os autores desse período voltaram seu olhar para os problemas sociais do país, retratando o sertão nordestino, os subúrbios cariocas e as mazelas nacionais com visão crítica.
Diferente das escolas anteriores, que tendiam a idealizar o Brasil, os pré-modernistas mostraram um país real, com suas contradições, miséria e conflitos. Há também um regionalismo crítico, distante da visão pitoresca do Romantismo.
Principais Autores Pré-Modernistas
Euclides da Cunha, com “Os Sertões” (1902), inaugurou o período ao retratar a Guerra de Canudos com olhar científico e denunciar o abandono do sertanejo. Lima Barreto criticou a sociedade carioca em obras como “Triste Fim de Policarpo Quaresma” e “Clara dos Anjos”.
Monteiro Lobato retratou o caipira paulista em “Urupês”, criando o personagem Jeca Tatu. Graça Aranha escreveu “Canaã”, e Augusto dos Anjos produziu poesia única, científica e pessimista em “Eu”.
Pratique com nossa lista de exercícios sobre Pré-Modernismo!
Bons estudos!