Físico-Química

Propriedades Coligativas

Ana Júlia
| | 2 min de leitura

O que são Propriedades Coligativas?

As propriedades coligativas são propriedades das soluções que dependem apenas do número de partículas de soluto dissolvidas, e não de sua natureza química. Incluem a diminuição da pressão de vapor, a elevação ebulioscópica, a crioscopia (abaixamento do ponto de congelamento) e a pressão osmótica.

Este tema é muito cobrado em vestibulares e ENEM, frequentemente em questões contextualizadas sobre salgar ruas em países frios, preparo de sorvetes, conservação de alimentos e funcionamento de membranas biológicas.

Nossa lista de exercícios aborda as quatro propriedades coligativas com questões teóricas e de cálculo, todas com gabarito.

As Quatro Propriedades Coligativas

A tonoscopia (ou diminuição da pressão de vapor) ocorre porque moléculas de soluto não volátil ocupam a superfície, reduzindo a evaporação do solvente. Quanto mais partículas de soluto, menor a pressão de vapor da solução.

A ebulioscopia (ou elevação do ponto de ebulição) é consequência da tonoscopia: com menor pressão de vapor, é preciso maior temperatura para atingir a pressão atmosférica e ferver. Δte = Ke × W, onde W é a molalidade.

A crioscopia (ou abaixamento do ponto de congelamento) explica por que se adiciona sal às ruas em locais nevados: a solução congela a temperatura mais baixa que o solvente puro. Δtc = Kc × W.

A osmose é a passagem de solvente através de membrana semipermeável, do meio menos concentrado para o mais concentrado. A pressão osmótica (π = MRT) é a pressão necessária para impedir a osmose. É vital em sistemas biológicos.

Pratique Propriedades Coligativas

As propriedades coligativas conectam Química com aplicações práticas do cotidiano. Nossa lista oferece exercícios variados com gabarito comentado.

Acesse agora e domine as propriedades coligativas!

Materiais relacionados