Escrito por: Júlio Sousa
Publicado em: 12/08/2016
Uma série médica tende à seguir a linha do drama e ter episódios com uma hora de duração cada e se centrar basicamente no cotidiano de um hospital, ou qualquer outro ambiente semelhante, como uma clÃnica, consultório cirúrgico, etc. Com o tempo, adicionou-se ao “padrão” a necessidade de mostrar a vida pessoal dos médicos, mostrando sua […]
Uma série médica tende à seguir a linha do drama e ter episódios com uma hora de duração cada e se centrar basicamente no cotidiano de um hospital, ou qualquer outro ambiente semelhante, como uma clÃnica, consultório cirúrgico, etc.
Com o tempo, adicionou-se ao “padrão” a necessidade de mostrar a vida pessoal dos médicos, mostrando sua famÃlia e relacionamentos fora do hospital.
A baixo listamos algumas séries fantásticas para você relaxar e te incentivar a chegar no lugar em que deseja.
1 –Â Pure Genius (2016 – Hoje)
Um jovem titã da tecnologia do vale do silÃcio tem um plano ambicioso em mente: abrir um hospital com uma nova abordagem sobre a medicina para renovar a medicina e buscar a cura para as doenças mais raras e misteriosas.
Para tanto, ele forma uma equipe de revolucionários. Zoe Brockett (Odette Annable) é uma médica incrivelmente competente e incrivelmente sincera, a Dra.
Talaikha Channarayapatra (Reshma Shetty) é uma neurocirurgiã idealista que acredita no hospital como uma esperança para a humanidade.
O Dr. Malik Verlaine (Aaron Jennings) era um assaltante que se recuperou e passou a se dedicar a monitorar a saúde dos moradores de vizinhanças de classe baixa.
O Dr. Scott Strauss (Ward Horton) é um neurologista equipado com a melhor educação que se pode conseguir e Angie Cheng (Brenda Song) é uma programadora especializada em impressões 3D.
Para liderá-los, ele procura ajuda de Dr. Walter Wallace (Dermot Mulroney) um cirurgião experiente com um passado sombrio.
Este permanece cético quanto ao envolvimento da tecnologia na medicina, que para ele deveria permanecer um negócio humano, até que uma epifania nos seus primeiros dias no Bunker Hill Hospital lhe faz mudar de ideia. Â
2 -Chicago Hope (1994 – 2012)
Num hospital de Chicago, a equipe médica luta todos os dias para superar seus interesses e problemas pessoais e desvios de ética para fazer o que permnece como a coisa mais importante: salvar vidas.
O Dr. Jeffrey Geiger (Mandy Patinkin) é um cirurgião promissor com problemas emocionais derivados da morte de seu filho pelas mãos da mãe, sua esposa (Kim Greist).
Seu melhor amigo é o dr. Aaron Shutt (Adam Arkins), um cirurgião renovado mundialmente.
3 – HawthoRNe (2009 – 2011)
No Richmond Trinity Hospital, a doce e enérgica Christina Hawthorne (Jada Pinkett Smith) luta continuamente batalhas que ela sabe que vai perder.
Seja tratando mulheres sem-teto em frente ao hospital, ou tentando convencer pacientes com câncer a não se suicidarem.
Ela sempre desafia os administradores do hospital, médicos sem coração e colegas apáticos, e um sistema que muitas vezes se esquece que existe para servir a quem está doente.
4 – Segredos Médicos (2014 – Hoje)
Uma série brasileira mostrando a rotina de um grande hospital e a relação entre os médicos e os pacientes, através de histórias fictÃcias, mas baseadas em casos reais.
5 – Saving Hope (2012 – Hoje)
Quando o carismático Charlie Harris (Michael Shanks), cirurgião-chefe no Hospital Hope-Zion, entra em coma, ele deixa o hospital um completo caos, e sua noiva e cirurgiã, Alex Reid (Erica Durance), em um estado de completo choque.
Com o recém-chegado Joel Goram (Daniel Gillies), Reid faz de tudo para salvar a vida de Harris.
Enquanto ele explora os corredores do hospital em forma de espÃrito, sem saber se é um fantasma ou apenas um fragmento da própria imaginação.
6 – Miami Medical (2009 – 2010)
Uma equipe de médicos cirurgiões amplamente experientes, que trabalham em uma das primeiras unidades de traumatologia do paÃs, onde apenas pacientes com risco de vida são tratados.
O Dr. Matthew Proctor (Jeremy Northam) é novo no time, depois de ter trabalhado em uma unidade durante a Guerra do Golfo.
A Dra. Eva Zambrano (Lana Parrilla) é viciada no trabalho, onde ela fica muito mais confortável consigo mesma que no mundo externo.
O Dr. Christopher Deleo, ou “Dr. C”, é um playboy que topa os mais altos desafios da medicina e se considera um gênio.
Os outros são a Dra. Serena Warren (Elisabeth Harnois) e o enfermeiro Tuck Brody (Omar Goodning). Quando a vida de um paciente está na balança, são eles que precisam encarar o desafio.
7 – Chicago Med (2015 – Hoje)
Spin-off de Chicago Fire, a série acompanha o dia-a-dia de um grupo de médicos e enfermeiros de um hospital de Chicago. Entre eles, a Dra. Hannah Tremble (Laurie Holden), uma fria e brilhante cirurgiã.
A diretora Sharon Goodwin (S. Epatha Merkerson), que não aprova o sistema polÃtico no qual a instituição está inserido, mas está sempre tentando ajudar os outros.
O Dr. Daniel Charles (Oliver Platt), chefe da psiquiatria. O Dr. Will Halstead (Nick Gehlfuss) e a enfermeira Maggie Seaver (Yaya DaCosta).
8 –Â Code Black (2015 – Hoje)
Code Black conta a rotina de uma das salas de emergência mais lotadas dos Estados Unidos, o LA County Hospital.
A extraordinária equipe de médicos e enfermeiros lida diariamente com um sistema falho a fim de proteger os seus ideais e os pacientes.
9 –Â The Knick (2014 – Hoje)
A Nova York de 1900 era um local tumultuado, cheia de mudanças e constantes progressos.
No Knickbocker Hospital, enfermeiros e cirurgiões vão até aos limites próprios e aos da medicina para salvar os pacientes, em uma época de altos Ãndices de mortalidade e nenhum antibiótico.
10 –Â ER (1994 – 2009)
A série acompanha a rotina da Sala de Emergências do fictÃcio “Country General Hospital”.
Cada episódio narra um dia diferente, com os desafios que enfrenta um hospital lotado, o impacto das decisões de vida ou morte, e a montanha russa emocional que toma conta de médicos e enfermeiros.
11 –Â House (2004 – 2012)
O cientista House (Hugh Laurie) é especializado em infectologia e nefrologia, realiza excelentes diagnósticos mantendo uma postura cética, distanciada e até mesmo mau humorada com os pacientes do fictÃcio hospital de Princeton-Plainsboro.
Ele trabalha com uma equipe de médicos selecionada de acordo com critérios duvidosos na busca de soluções para os piores males relacionados à saúde.
12 –Â Grey’s Anatomy (2005 – Hoje)
Meredith Grey (Ellen Pompeo) começa a trabalhar no Seattle Grace Hospital e logo descobre que passou a noite com um dos seus chefes, Dr. Derek Shepherd (Patrick Dempsey).
Enquanto enfrenta os desafios da vida profissional, ela se aproxima dos outros internos liderados pela residente Dra. Bailey (Chandra Wilson): Cristina Yang (Sandra Oh), Izzie Stevens (Katherine Heigl), George O’Malley (T.R. Knight) e Alex Karev (Justin Chambers).
13 – The Good Doctor (O Bom Doutor)
Shaun, um jovem médico, entra para equipe de um renomado hospital em San Jose, Califórnia, mas enfrenta resistência por boa parte de seus colegas. Ele usa de suas habilidades excepcionais para tratar seus pacientes e provar suas habilidades para seus colegas de trabalho.
A série é baseada na altamente renomada série sul-coreana de mesmo nome.
Sei que vestibulandos de medicina quase não possuem vida. Mas tirar um dia para relaxar assistindo o que você gosta não vai fazer mal.
Pelo contrário… seu corpo precisa de algo diferente para tirar a ansiedade. Então faça aquela pipoca, pegue o cobertor e  se joga!