Aprovado

Aluno de escola pública passa em Medicina na UFMA.

Meu nome é Emanuel Cabral, tenho 18 anos e fui aprovado para medicina na UFMA.

Quando eu tinha 11 anos, minha mãe foi diagnosticada com câncer de mama, a partir daí foram 3 anos de luta contra o câncer, processo que envolveu cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Entretanto, o câncer se espalhou e, em 2011, minha mãe faleceu. Conto isso porque este é o motivo de eu ter escolhido cursar medicina e a razão por eu não ter desistido.

Sou de uma família de baixa renda e estudei em escola pública. Apesar de ser o IFMA, o conteúdo do  ensino médio não foi ministrado direito. Eu tive química e física em três períodos, o mesmo com biologia, história e geografia. Ao fim do meu 3º ano, não obtive uma pontuação para medicina, nem para cogitar a lista de espera. Lembro que fiquei arrasado, e até pensei em desistir de tentar novamente.

Contudo, houve pessoas, incluindo minha família, que disseram que eu podia tentar de novo. Então, em 2015, eu fui para o cursinho. Foi um ano difícil, tendo que lidar com o fato de não ter passado de primeira. Porém, foi quando eu aprendi a estudar. O cursinho contava com uma psicóloga para acompanhamento e ela me convenceu a investir mais em exercícios. Eu ia para o cursinho pela manhã, tarde e noite, respondia bastante exercício, principalmente das matérias que eu tinha dificuldade. Aos poucos, meu desempenho foi aumentando nos simulados. E também na redação.

E no final, o esforço valeu a pena. Consegui a tão sonhada aprovação.

Alguns conselhos:

1) Não desistam nunca de cursar medicina. Não importa o tempo que leve!

2) Façam exercícios, simulados e respondam todas as provas do enem de 2009 à 2015.

3) Encontrem um objetivo pelo qual possam continuar lutando. Pensei muito em desistir, até no cursinho, eu fazia mil planos para o que podia ou não acontecer. Mas o desejo de salvar vidas, de tentar evitar que pessoas sofram como eu sofri com a morte da minha mãe.

Compartilhe esta história

Mais depoimentos

Aprovado
"Sou a Mariana, tenho 20 anos e desde muito nova cultivei o sonho de um dia ser médica. Ao longo da minha caminhada no ensino médio enfrentei todos os problemas que os alunos de escola pública enfrentam. Tais como, professores desinteressados, falta de estrutura escolar, falta de planejamento eficaz do ensino, e como consequência disso não […]"

Medicina: uma caminhada árdua e recompensadora.

Aprovado
"“Você está doido? Medicina é coisa para filho de rico.” Essa foi a resposta que Márcio Nascimento, 29 anos, ouviu do pai, um porteiro da cidade de Floresta, no Sertão de Pernambuco, quando ele disse que queria prestar vestibular para medicina, 12 anos atrás. Márcio não se conformou. Encarou o desafio de viver longe da […]"

Ex-cortador de cana, que supera dificuldades e se forma em Medicina.

Aprovado
"Nossa, eu sonhei MUITO em vir aqui fazer um depoimento contando a minha trajetória, e a realização dos sonhos SEMPRE chega! Aqui estou eu, escrevendo o que sempre sonhei. Bom, não sei nem por onde começar, só sei q a historia eh longa! Posso dizer que nasci pra ser médica… Segundo minha mãe, digo que […]"
D

Depoimento de Bia Lagrotta