Escrito por: Júlio Sousa
Publicado em: 05/03/2016
Conheça a história da Maria Clara, aprovada em Medicina na USP, Unesp, Famema, Unicamp, UFSCar, Famerp e FMABC.
Maria Clara Lemos Santos, de 20, que conquistou vagas no curso de medicina da USP, Unesp (Universidade Estadual de São Paulo – 1° lugar), Famema (Faculdade de Medicina de MarÃlia – 1° lugar), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas – 24° lugar), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) e FMJ (Faculdade de Medicina de JundiaÃ).
Maria Clara fez dois anos de cursinho no Etapa, em São Paulo, e sua rotina foi intensa durante todo o perÃodo. “Assistia aula, resolvia exercÃcios, fazia provas antigas, treinava muito a redação. Isso sete dias por semana. Tinha aula de segunda a sábado. Domingo era dia de simulado. Sempre estava fazendo algo relacionado ao vestibular. Tem que ter muito foco”, lembra.
Além do foco nos estudos, a estudante ressalta que a redação deve ser extremamente valorizada pelos vestibulandos por ser um grande diferencial, principalmente em cursos concorridos como medicina.
“[É] algo que se precisa treinar muito. Em algumas semanas eu escrevia até cinco textos. Nessa reta final é interessante focar nas provas e suas respectivas redações, já que cada uma tem suas caracterÃsticas”, explica Maria Clara.
Dicas para a redação
- Enem – treine o tempo, pois é uma prova corrida. “[Você precisa] Prestar muita atenção na proposta de intervenção, pensar em uns intertextos [como relacionar os textos da coletânea] legais”, aconselha
- Fuvest – “Não pode pecar em nada. Tema, coesão, coerência, intertextos como citações, literatura, história, obras de arte. Tente se diferenciar dos outros candidatos fugindo dos clichês que todos escrevem”
- Unesp – Segundo a universitária, o tema da redação normalmente é algo de atualidades. Então é preciso ler muito jornal, assistir a debates e se informar para ter argumentos na hora de escrever
- Unicamp – cuidado com os gêneros textuais que a prova exige. “Eles devem ser estudados antes para [você] não chegar lá e não saber como escrever”, ressalta
- Para todas – confira os temas que já caÃram nas redações dos vestibulares que você vai prestar. Treine e depois mostre para alguém porque, à s vezes, você escreve um texto que faz sentido na sua cabeça, mas pode não ficar tão claro para outra pessoa
Uma boa forma de praticar a redação do ENEM é com o Projeto Redação, lá você encontra profissionais capacitados para avaliar seus textos e dar dicas de como melhorar. Além disso, você encontra temas similares aos da prova do ENEM, com a ajuda do Podcast, você poderá entender melhor os textos motivadores e ouvir dicas de professores com experiência na correção do ENEM.  Assine hoje e comece a se preparar para o ENEM de 2016.
Fonte:Â Uol