“Deu branco” na hora de fazer a redação? Saiba como evitar esse problema

Avatar

Escrito por:

Publicado em: 21/03/2016

Praticamente em todos os processos seletivos atualmente, encontramos a redação como método de avaliação dos candidatos. “Não escrevo desde o ensino médio!”, “Minha última redação foi sobre as minhas férias de 1900 e lá vai bolinhas!”, “As observações na minha redação são sempre para evitar o senso comum!”, “Deu branco!” ou “Não sei nem errar […]

Praticamente em todos os processos seletivos atualmente, encontramos a redação como método de avaliação dos candidatos.

“Não escrevo desde o ensino médio!”, “Minha última redação foi sobre as minhas férias de 1900 e lá vai bolinhas!”, “As observações na minha redação são sempre para evitar o senso comum!”, “Deu branco!” ou “Não sei nem errar com esses tema aqui!” são exemplos de declarações muito comuns de quem está com problemas para desenvolver o texto.

Deu branco? Preencha!

Antes de começarmos a falar da prova e da estratégia mais adequada para entender a proposta de redação, precisamos ter em mente o nosso primeiro passo: manter a calma!

Estudei muitos anos pra colocar tudo a perder!”

Bem sabemos que o nervosismo só traz mais problema nas horas de tensão. Então, a saída é manter a calma, pois só assim você conseguirá acessar todos os conhecimentos adquiridos por você ao longo de sua vida e que lhe auxiliarão na resolução da prova.

Resolvido esse momento de desassossego, vamos ao valioso segredo sobre como acabar com a história do “deu branco”: elaborar perguntas. É isso mesmo: questionar o tema é a melhor saída para que você não fique empacado e não consiga iniciar o texto.

Então, se nenhuma ideia surgir ao ler o tema da redação, formule questionamentos. Esses lhe incentivarão a refletir sobre os problemas que o tema aborda e, dessa forma, você completará as lacunas provocadas pelo “deu branco”.

Estratégia para compreender, com sucesso, a proposta de redação!

Ler o tema e elaborar questionamentos

O tema, geralmente, aparece em forma de frase, e é ela a parte mais importante em uma proposta de redação. Muitos acham que os textos motivadores são as peças principais desse quebra-cabeça, mas, vejam bem: os textos que compõem a coletânea são elementos que motivam determinadas discussões em relação ao tema. Eles são apenas suporte, apoio para o tema. Não são eles que ditam, de fato, qual é o recorte temático.

Por isso, com o objetivo de recortar o que foi proposto pelo tema para discussão, ao realizar a leitura e análise da frase tema, é indicado que você já formule questionamentos em relação aos destaques da frase. Por exemplo:

Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (Enem 2013)
Alguns questionamentos em relação ao tema:

– O que é a Lei Seca?
– O que essa lei procura resolver?
– A Lei Seca é uma ação de prevenção ou punição?
– Quando a Lei Seca foi implantada no Brasil?
– A implantação da Lei Seca apresentou problemas no Brasil?
– A Lei Seca, desde sua implantação, sofreu alterações?
– Como a população recebe essa iniciativa?
– Quais são os métodos de fiscalização dessa ação governamental?
– A Lei Seca resolveu problemas no trânsito brasileiro?
– Quais foram os efeitos após a implantação da Lei Seca?
– Os efeitos da implantação da Lei Seca são positivos ou negativos?

A partir das respostas a essas perguntas, você já terá preenchido as lacunas do abominado “deu branco”, uma vez que, ao responder a esses questionamentos, você já estará acessando os problemas que o tema aborda e, consequentemente, identificará ideias que podem compor o seu texto.

Independentemente do tema que estiver na sua prova de redação, seja um tema que você já estava esperando, seja um tema que você nunca ouviu falar, agora, você já conhece o melhor caminho para acertar e desenvolver um bom texto.

Viu só? Com essa estratégia, nenhum tema lhe pegará de surpresa mais, e a história do “deu branco” será um problema que você poderá solucionar com tranquilidade.

Uma boa forma de praticar a redação do ENEM é com o Projeto Redação, lá você encontra profissionais capacitados para avaliar seus textos e dar dicas de como melhorar. Além disso, você encontra temas similares aos da prova do ENEM, com a ajuda do Podcast, você poderá entender melhor os textos motivadores e ouvir dicas de professores com experiência na correção do ENEM.  Assine hoje e comece a se preparar para o ENEM de 2016.

 

Texto: Mariana Pacheco

Fonte: Alunos Online


Leia também

Diferente do que foi amplamente divulgado sobre o possível adiamento do Enem para 2022, o Ministé

StoodiMed - Plano do Stoodi para Medicina O plano é feito para quem está se preparando para pr

Já se deparou com cursos que prometem ensinar como aprender mais rápido feito por "gurus" que cob

O Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX), localizado em Jaguariúna e Indaiatuba, abriu as inscrições pa

Milhares de jovens estudantes brasileiros buscam a tão sonhada vaga no Curso de Medicina, seja pel

Sabe aquele momento quando você estava estudando sozinho(a) e surgiu aquela dúvida em uma questã