Artigos

HOME > ARTIGOS > Destaque,Dicas de Estudo > Como melhorar a nota no Enem em 10 passos

Como melhorar a nota no Enem em 10 passos

Tirar uma boa nota no Enem para ser aprovado no curso dos sonhos é o desejo de todos os estudantes que realizam a prova. No entanto, para alcançar tal feito, não basta apenas estudar muito, você precisa analisar outros fatores que podem estar influenciando no seu baixo desempenho, o mais comum entre eles é o fator emocional. No artigo de hoje, vamos trazer 10 passos que podem te ajudar a melhorar a nota no Enem.

Desde 2012 o Projeto Medicina auxilia estudantes na caminhada rumo ao curso de Medicina. Os 10 passos a seguir são fruto da experiência de anos com estudantes de alto desempenho e que foram aprovados dos vestibulares mais difíceis do país.

Não é só estudar. É preciso ter estratégia

Muito se fala de estratégia para os estudos, mas para motivo de didática, vou quebrar a estratégia de estudo para o Enem em algumas categorias:

  1. Estratégia emocional: diz respeito ao controle emocional que você deve ter em toda caminhada até a aprovação.
  2. Estratégia de prova: como você vai fazer a prova? Quais matérias fazer primeiro? Como controlar o tempo na hora da prova? São perguntas que serão respondidas nesta categoria.
  3. Estratégia pedagógica: como montar o horário de estudos? Como organizar os estudos? Qual matéria estudar mais?

Estratégia Emocional

Você está se sentindo pressionado nesse momento? Tenho certeza que esse sentimento que não vem apenas da família ou de amigos, mas vem da sociedade inteira. Afinal de contas, esse é um momento de transição na sua vida. É onde você terá que escolher qual carreira seguir…

Imagino que só de ler o parágrafo anterior você já se sentiu uma certa pressão, não é? Mas calma, não estou aqui pra te julgar ou te dizer coisas que já sabe, mas simplesmente quero abrir sua cabeça e te fazer pensar que você deverá aprender a lidar com esse sentimento, certo?

Afinal de contas, como lidar com as emoções? Bom, não sou psicólogo e se eu pudesse, indicaria que você procurasse um, mas como sei que a grande verdade é que a maioria das pessoas não tem condições de pagar, vou tentar te dar algumas dicas para lidar com as emoções e fazer com que elas te afetem o mínimo possível no momento da prova, ok?

Estratégia da Prova

No livro “A arte da guerra” de Sun Tzu, um dos principais ensinamentos é: “Conheça e adapte-se o seu inimigo”. No nosso caso, você precisa conhecer a prova. Não que a prova seja uma inimiga, pelo contrário, você tem que se sentir conforável ao fazê-la, mas antes, você deverá conhecer todos os aspectos relacionados a ela.

Por exemplo, uma analogia que gosto para a prova do Enem é que você deve tratá-la como uma maratona. Isso porque você pouco mais de 3 minutos para resolver cada questão. Ou seja, você tem que saber controlar muito bem o tempo que vai gastar na resolução de cada questão da prova.

Além disso, você já leu o edital? Já fez um plano de quanto tempo vai levar para preencher o cartão resposta? Sabe quanto tempo vai levar pra fazer a redação?

Estratégia Pedagógica

A grande pergunta nessa categoria é: “Como criar meu plano de estudos?”. Ainda que essa pergunta pareça ser um pouco mais simples do que “como controlar minhas emoções?”, ela pode vir com uma série de pegadinhas. Explico o motivo abaixo.

Você já deve ter se deparado com “planos de estudos de 10 – 20 – 30 semanas” pela internet, certo? Sabe qual é o principal problema desse tipo de abordagem? Ele leva em consideração que todos os alunos possuem o mesmo grau de conhecimento.

O melhor plano de estudo é aquele que é capaz de se adaptar ao quanto você sabe de cada disciplina e, principalmente, o quanto você sabe dos assuntos que são mais abordados na prova.

Para chegar nesse plano de estudos matador, você terá que fazer muitos simulados e entender como é a dinâmica da prova que você irá fazer.

10 Passos para Aumentar a Nota no Enem

Em cada passo, estou colocando a qual estratégia o mesmo pertence: Emocional, Prova ou[Pedagógico

Passo 1: Conheça suas fraquezas

Estratégia emocional
Estratégia emocional

Estratégia emocional: Auto conhecimento é essencial em cada aspecto de nossas vidas. É importante que você entenda quais aspectos emocionais estão influenciando negativamente (e positivamente também) nos seus estudos.

Com isso, você poderá priorizar o que tem impacto positivo e tentar resolver o que faz seu desempenho piorar. A primeira coisa é: não subestime o impacto que o seu emocional tem no seu desempenho.

Passo 2: Conecte-se com as pessoas certas

Conecte-se com pessoas certas

Estratégia emocional: Uma dica de ouro: procure pessoas que desejam alcançar o mesmo objetivo que o seu. Possivelmente, elas vão entender exatamente o que você está passando e vão poder te ajudar nos momentos difíceis. A troca de experiências, dificuldades e problemas é essencial.

Passo 3: Conheça a nota de corte

Estratégia de prova: saber a nota de corte do curso te dá uma visão clara e honesta sobre o quanto você precisa caminhar até o seu objetivo. Acredite, você não quer se iludir sobre a importância de cada matéria e sobre o quanto você precisa evoluir para alcançar seu objetivo.

Passo 4: Leia o edital

Estratégia de prova: o simples fato de você ler o edital vai te dar uma visão muito clara sobre todos os aspectos da prova, tais como: tempo de prova, o que levar e o que não levar, quais as regras, como as notas são calculadas… Enfim, leia o edital e faça um resumo das partes mais importantes.

Passo 5: Aprenda a calcular sua nota

Estratégia de prova: Essa é uma etapa extremamente importante e que muitas pessoas desconsideram. Responda com sinceridade: você sabe qual o peso que cada área possui no cálculo da nota final para o curso e universidade que você pretende fazer?

Se souber, ótimo. Você está no caminho certo. Caso não saiba, entre no site da universidade, procure pelo edital do SiSU, procure o seu curso e entenda como a nota para o curso que você quer é calculada.

Eu escrevi um artigo completo sobre como calcular a nota do Enem. Leia.

Passo 6: Crie uma estratégia de tempo

Controle o seu tempo
Controle seu tempo

Estratégia de prova: Como você vai dividir seu tempo na hora da prova? Essa é uma pergunta que você deve ter respondida antes mesmo de começar a estudar. Faça com simulados e identifique o que funciona melhor pra você.

Sem estratégia de tempo para a prova, você poderá ficar muito tempo resolvendo uma questão mais difícil e, ao final da prova, ainda se você acerta uma questão difícil e erra uma fácil, sua nota será muito penalizada pela teoria de resposta ao item.

O que você precisa é acertar as questões fáceis, depois as médias e, se só então as difíceis. Com isso, você terá uma nota maior. Planeje bem a ordem na qual você irá resolver as questões na hora da prova, isso é imprescindível para o seu bom desempenho.

Acertar uma questão difícil e errar uma fácil pode ser catastrófico para sua nota TRI.

Passo 7: Resolva provas de anos anteriores

Estratégia de prova: essa é, sem dúvida, uma das mais importantes estratégias para ser aprovado e vou explicar o motivo.

Lembra quando acima eu falei que você deve tratar a prova do Enem como uma maratona? Isso porque você tem muitas questões pra fazer em um curso período de tempo.

Se você pegar uma questão de ano anterior do Enem, sozinha, sem compromisso com tempo, sem pressão alguma pra fazer, a questão pode parecer fácil.

Porém, caso você pegue a mesma questão em um momento onde você vai resolver a prova inteira do Enem (90 questões) em 4 horas e meia, por exemplo, você terá outra percepção. Isso porque o ambiente muda.

Resolva as provas anteriores do Enem com tempo cronometrado. Tente simular, ao máximo, o ambiente que vocë terá no dia da prova e utilize essa estratégia para treinar as mesmas CNTP da prova.

Passo 8: Otimize seu tempo de estudo

Estratégia pedagógica: se eu pudesse resumir em uma frase seria: “Estude mais aquilo que você menos e cai mais”.

Fique atento. Não adianta ficar 16 horas por dia estudando conteúdos que você já sabe. Muito menos estudando conteúdos que não costumam cair. Se você quer melhorar seu rendimento na prova, você precisa conhecê-la. Saber quais conteúdos mais caem ee desses, quais você menos sabe.

Busque um relatório de assuntos mais cobrados e comece por l[a.

Passo 9: Aprenda sobre a TRI e como ela pode te ajudar na hora prova

Estratégia pedagógica: a TRI – Teoria de Resposta ao Item é a metodologia utilizada no Enem para fazer o cálculo da sua nota. Conhecê-la é extremamente importante para o seu sucesso.

Passo 10: Monte o SEU plano de estudos

plano de estudos

Estratégia pedagógica: seja qual for o plano de estudos que você irá seguit, você precisa garantir que ele é o que mais funciona pra você. E você só vai descobrir isso testando, errando e fazendo novamente.

Não acredite em quem promete “milagre”. Você precisa adaptar o plano para as suas necessidades, levando em consideração o que já falamos acima sobe estudar mais o que sabe menos e cai mais.

Lembre-se, você não pode errar questão fácil. Se você ler o artigo sobre a TRI, vai entender que você precisa ter uma coisa chamada de coerência pedagógica, ou seja, a ordem de dificuldade que você precisa estudar é: primeiro questões fáceis, depois médias e, se der tempo, as difíceis.

Julio Sousa

Macapaense de nascimento e goiano de coração. Fundador dos sites Projeto Medicina, Futuro Militar e Rumo ao ITA.


Destaques

Por mais que estudemos bastante, é muito comum nos depararmos com o angustiante momento em que tod

Com a chegada do novo coronavírus, como já é de conhecimento de muitos, precisamos suspender as

Você está perdido e não sabe o que estudar para o Enem? O artigo de hoje traz uma lista com 59 s

Tirar uma boa nota no Enem para ser aprovado no curso dos sonhos é o desejo de todos os estudantes

Atendendo demandas sociais, o Ministério da Educação decidiu adiar o Enem 2020. Datas serão adi

O ENEM digital, por ainda ser uma novidade para todos nós, educadores e educandos, tem despertado