Dicas de Estudo – por Lorena Nogueira

Avatar

Escrito por:

Publicado em: 04/10/2015

Dicas de estudo elaboradas por Lorena Slusarz Nogueira, aprovada em primeiro lugar geral na UEPG. 1 – CRONOGRAMA Organizar-se é imprescindível para visualizar a matéria que deve ser estudada e mantê-la em dia. Fazer um plano de estudos facilita e evita com que você passe muitas horas estudando um mesmo assunto e acabe deixando outros […]

Dicas de estudo

Dicas de estudo elaboradas por Lorena Slusarz Nogueira, aprovada em primeiro lugar geral na UEPG.

1 – CRONOGRAMA
Organizar-se é imprescindível para visualizar a matéria que deve ser estudada e mantê-la em dia. Fazer um plano de estudos facilita e evita com que você passe muitas horas estudando um mesmo assunto e acabe deixando outros pontos relevantes de lado. Uma vez montado o seu cronograma, de acordo com seus horários e necessidades, leve-o a sério.

2- ALTERNÂNCIA DE MATÉRIAS
Passar muito tempo estudando um único assunto cansa a mente de qualquer um. Por isso, é legal evitar estudar mais do que uma hora a mesma disciplina. Além de dar uma arejada, alternar as matérias faz com que você consiga passar mais horas estudando. Experimente.

3- MATÉRIA DADA É MATÉRIA ESTUDADA
Se você faz cursinho, procure estudar a matéria dada pelo professor no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte. Assim, as palavras dele ainda estarão frescas em sua memória, o que facilitará muito o seu estudo.

4- POLÊMICA: GRIFA-TEXTO
O grifa-texto, item inseparável dos vestibulandos, pode ser um inimigo oculto. Apenar ler e destacar um texto não significa que você o entendeu e muito menos que o fixou. Lembre-se: a prova que você fará possivelmente virá a ser realizada depois de meses. Separe um caderno ou fichário para anotações sobre cada matéria durante o seu estudo. Fazer esquemas e resumos com os itens chaves ajudam e muito na fixação da matéria. Não tenha preguiça de escrever.

5- NÃO PULE ETAPAS
Este é um erro gravíssimo. JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, VÁ DIRETO PARA OS EXERCÍCIOS. Não importa quantos anos de cursinho você já fez ou quanto você acha que sabe sobre aquele conteúdo. Exercícios mudam e dificilmente cairá um igual ao do seu livro ou apostila. Por isso, é essencial de que antes de ir para os testes você tenha estudado e ESMIUÇADO o assunto.

6- CONHEÇA A PROVA E TENHA UM FOCO
Vestibulares geralmente possuem um padrão e alguns assuntos que são “queridinhos” de prova. Conhecer bem o processo seletivo da sua universidade-alvo aumenta muito as suas chances. Dê uma atenção especial ao que costuma aparecer mais. É importante olhar o conteúdo programático para não correr o risco de perder tempo estudando matérias que não fazem parte. Leia as obras literárias indicadas. Na maioria das provas isso não te garantirá muitas questões, mas pode ser o que fará a diferença na sua aprovação. Não se dê ao luxo de perdê-las.

7- CALCANHAR DE AQUILES
Para passar em um concurso concorrido é necessário ser homogêneo em seu desempenho. Não adianta gabaritar Biologia se você quase zerar Física ou Matemática. Portanto, estude mais o que você sabe menos.

8- REVISE
É ilusão achar que você estudará um conteúdo e se lembrará perfeitamente dele daqui a 6 meses. Revise constantemente os assuntos vistos para que seu cérebro compreenda que são importantes e os armazenem na memória de longo prazo.

9- REDAÇÃO
Temida pela maioria dos vestibulandos, a redação tem o poder de aprovar ou reprovar um candidato. Se você passa tantas horas estudando Química ou Matemática, por que não dedicar um bom tempo à redação? Em muitos vestibulares e inclusive no ENEM ela tem um peso enorme. Não esqueça dela.

10- FOCO E DISCIPLINA
Vestibular é uma competição. Apenas os competidores de ponta têm chance de passar em um vestibular concorrido. Lembre-se: NÃO HÁ GLÓRIA SEM RENÚNCIA. Abrir mão de passar horas naInternet, de frequentar baladas ou mesmo de praticar alguma atividade por um tempo pode ser necessário e fazer a diferença no seu desempenho.

11- DESCANSO
A cada duas horas de estudo, dê uma pausa de 15 ou 20 minutos. A noite é para dormir. Não queira compensar o que você deveria ter estudado durante o dia passando a madrugada em claro. Uma soneca de uns 40 minutos após o almoço também pode ajudar a dar uma revigorada, desde que se tenha a disciplina de levantar no horário programado. Respeite o seu corpo: dormir bem todas as noites também faz parte da sua preparação.

12- REFÚGIO
Viver exclusivamente para os estudos pode se tornar um carma. Para que isso não aconteça, procure um refúgio. Uma atividade esportiva que lhe seja prazerosa é uma boa opção para o corpo e a mente.

13- GOSTO
Adquirir o hábito e o gosto por estudar já te coloca a frente da maioria dos candidatos. Não veja os estudos como um transtorno, e sim como uma oportunidade digna de realizar seus sonhos profissionais e pessoais.

14- HUMILDADE
Menosprezar ou subestimar um conteúdo é um erro grave. Muito cometido por quem já está há anos frequentando cursinho, ele pode sabotar sua aprovação. Não deixe de estudar um conteúdo ou prestar atenção em uma aula porque acha que já sabe tudo sobre determinado assunto. Sempre há algo a ser acrescentado.

“Vejo muita gente cometendo alguns erros e retardando sua aprovação. Por isso, tentei listar o que acho mais importante para conseguir ver seu nome na lista, e o quanto antes. Espero poder ajudarmais pessoas a realizarem seus sonhos.”

O ENEM está chegando, aproveite as dicas de estudo da Lorena para garantir uma excelente nota no ENEM.


Leia também

StoodiMed - Plano do Stoodi para Medicina O plano é feito para quem está se preparando para pr

Já se deparou com cursos que prometem ensinar como aprender mais rápido feito por "gurus" que cob

O Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX), localizado em Jaguariúna e Indaiatuba, abriu as inscrições pa

Milhares de jovens estudantes brasileiros buscam a tão sonhada vaga no Curso de Medicina, seja pel

Sabe aquele momento quando você estava estudando sozinho(a) e surgiu aquela dúvida em uma questã

O Me Salva! é uma das maiores plataformas de estudo para quem está se preparando para o Enem. Mas