Brasil

Lista de Exercícios sobre Período Pré-Colonial

Avatar photo Ana Júlia
| | 2 min de leitura

O Período Pré-Colonial brasileiro (1500-1530) representa os primeiros trinta anos após a chegada dos portugueses ao Brasil. Nesse período, Portugal não demonstrou grande interesse em colonizar efetivamente o território, focando principalmente na extração do pau-brasil.

Compreender essa fase inicial é essencial para entender como se estruturou posteriormente a colonização brasileira. Vestibulares e ENEM frequentemente exploram as características econômicas e as relações estabelecidas entre portugueses e indígenas nesse período.

Conceitos Fundamentais

A principal atividade econômica do período foi a extração do pau-brasil, madeira valiosa utilizada para tingir tecidos na Europa. Essa exploração era feita através do escambo com os povos indígenas, que derrubavam e transportavam as árvores em troca de objetos europeus.

O sistema de feitorias foi estabelecido ao longo da costa brasileira como pontos de armazenamento do pau-brasil. Não havia, contudo, ocupação permanente significativa do território, que ficou vulnerável às incursões de franceses e outros europeus.

As expedições guarda-costas foram organizadas para proteger o território de invasores, especialmente franceses que também exploravam o pau-brasil. Esse período de relativo abandono só terminaria com a implementação das Capitanias Hereditárias em 1534.

Teste seus conhecimentos sobre o Período Pré-Colonial com nossa lista de exercícios e esteja preparado para as questões de vestibular!

Avatar photo

Ana Júlia

Graduanda em Psicologia e analista de produção de conteúdo do Projeto Medicina. Adora gatinhos e filmes de super-herói.

Materiais relacionados