Literatura

Lista de Exercícios sobre Romantismo

Ana Júlia
| | 2 min de leitura

O Romantismo foi um movimento literário que marcou profundamente a literatura brasileira no século XIX. Caracterizado pela valorização da emoção, do individualismo e da liberdade criativa, o Romantismo rompeu com os padrões neoclássicos e inaugurou uma nova fase na produção literária nacional.

Nesta lista de exercícios, você encontrará questões sobre as três gerações românticas, seus principais autores e obras, além das características que definem o movimento.

As Três Gerações do Romantismo Brasileiro

A primeira geração (nacionalista ou indianista) buscou afirmar a identidade brasileira através da valorização do índio como herói nacional e da exaltação da natureza tropical. Gonçalves Dias (“I-Juca-Pirama”, “Canção do Exílio”) e José de Alencar (“Iracema”, “O Guarani”) são os principais representantes.

A segunda geração (ultrarromântica ou mal-do-século) caracterizou-se pelo pessimismo, melancolia, obsessão pela morte e pelo amor impossível. Álvares de Azevedo (“Lira dos Vinte Anos”, “Noite na Taverna”), Casimiro de Abreu e Fagundes Varela representam essa fase.

A terceira geração (condoreira ou social) trouxe a poesia engajada, com temas abolicionistas e republicanos. Castro Alves (“Navio Negreiro”, “Espumas Flutuantes”) é o grande nome, conhecido como “poeta dos escravos”.

Características do Romantismo

Entre as principais características estão: subjetivismo e individualismo; sentimentalismo; nacionalismo; valorização da natureza; liberdade de criação; idealização do amor e da mulher; evasão (fuga da realidade).

Pratique com nossa lista de exercícios sobre Romantismo!

Bons estudos!

Matérias relacionadas: