Literatura

Lista de Exercícios sobre Simbolismo

Ana Júlia
| | 2 min de leitura

O Simbolismo foi um movimento literário que surgiu no final do século XIX, como reação ao objetivismo do Realismo e do Parnasianismo. Caracterizado pela busca do transcendente, do místico e do subjetivo, o Simbolismo valorizava a sugestão em detrimento da descrição direta.

Nesta lista de exercícios, você encontrará questões sobre os poetas simbolistas, suas características estéticas e obras fundamentais, temas frequentes em vestibulares.

Características do Simbolismo

O Simbolismo brasileiro teve início em 1893, com a publicação de “Missal” e “Broquéis”, de Cruz e Sousa. Suas principais características incluem: subjetivismo e valorização do inconsciente; misticismo e espiritualidade; uso de sinestesias (fusão de sentidos); musicalidade (a poesia deve sugerir, como a música).

Outros elementos importantes são: a sugestão em vez da descrição direta; vocabulário litúrgico e abstrato; cores como branco, azul e roxo (simbolizando pureza e mistério); atmosfera vaga, nebulosa e onírica.

Principais Poetas Simbolistas

Cruz e Sousa é considerado o maior poeta simbolista brasileiro. Negro e nascido escravo, sua obra aborda temas como a dor, a transcendência e a busca de libertação. “Broquéis” e “Faróis” são suas principais obras.

Alphonsus de Guimaraens desenvolveu uma poesia mística e religiosa, marcada pelo tema da morte e pela devoção mariana. Sua obra inclui “Kyriale” e “Pastoral aos Crentes do Amor e da Morte”.

Pratique com nossa lista de exercícios sobre Simbolismo!

Bons estudos!

Matérias relacionadas: