As primeiras cirurgias plásticas facias

Artigos

HOME > ARTIGOS > Artigos,Destaque,Medicina > As Primeiras Cirurgias Pláticas Faciais.

As Primeiras Cirurgias Pláticas Faciais.

 

Existente desde a antiguidade, as cirurgias plásticas podem servir tanto como um procedimento estético como para reconstruir partes do corpo humano.

Cirurgias Plásticas

Os primeiros registros da história da cirurgia plástica na humanidade datam mais de dois mil anos antes de Cristo. Papiros vindos da Índia relatam técnicas rudimentares de reconstrução de partes do corpo, principalmente de cirurgias do nariz, graças às mutilações que serviam como castigo para os hindus.

cirurgia_hindusPrimeiras Cirurgias Plásticas representadas em desenhos.

Séculos depois das práticas indianas, outra época de avanço para essas cirurgias foi durante as duas Guerras Mundiais. A necessidade de tratamento cirúrgico para soldados e civis afetados por bombas, tiros e desmoronamentos fez com que a prática evoluísse e, por consequência, surgisse a especialização de cirurgiões em reparações corporais e faciais.

Comovido com a triste realidade social dos ex-combatentes que retornavam da Grande Guerra, o médico neozelandês Harold Gillies buscou amenizar o sofrimento e acabou por revolucionar a medicina.

 

doutor_haroldDr. Harold Gillies.

Costumeiramente, as feridas abertas eram simplesmente costuradas e acabavam por originar cicatrizes horríveis, porém, a partir das intervenções de Gillies, aqueles que sangraram durante o conflito armado encontraram um pouco mais de dignidade para viver o pós-guerra.

Recrutamento

Com a permissão para ocupar quase mil leitos em diversos hospitais da periferia de Londres, Dr. Gillies começou a recrutar a sua equipe, mandando cartas de convite não apenas para médicos, mas também para desenhistas, escultores e fotógrafos.

Gillies percebeu que seriam necessários profissionais das mais diversas áreas e que, além de talentosos fossem também extremamente criativos. Pessoas capazes de esculpir rostos a partir de carne viva.

A Primeira Cirurgia

A Primeira Cirurgia Plástica Facial foi realizada na em 1917. No entanto, o desafio do time foi encontrar maneiras de cultivar tecido para preencher as lacunas causadas por explosões.

Gillies desenvolveu então uma técnica que consiste na retirada de um tubo de pele saudável de um local não atingido – geralmente peito ou costas – para então conectar uma das extremidades do tubo ao local em que o transplante será realizado, tudo isso sem interromper o fluxo sanguíneo.

plastica_tuboA técnica de Gillies.

Assim, depois de algum tempo, a pele se regenera naturalmente no local de onde ela foi inicialmente retirada, e o tubo pode ser removido para que seja enxertado no novo local.

Essa técnica foi amplamente desenvolvida por Gillies nos anos que seguiram, também porque diminuía drasticamente o risco de infecção (os primeiros antibióticos só foram inventados anos mais tarde).

Walter Yeo foi o primeiro paciente a ser submetido a uma cirurgia plásticaeo, foi também o primeiro paciente tratado por Gillies com essa técnica. Yeo, na época com 25 anos, sofreu um acidente com uma arma que resultou em profundas queimaduras e na perda das pálpebras inferiores e superiores.

 

cirurgia_plastica_primeiro_pacienteWalter Yeo.

Com material do corpo do próprio paciente, Gillies e sua equipe multidisciplinar conseguiram bons resultados ao trabalhar com retalhos e enxertos de pele e ossos das costelas transplantados.

Gillies foi também foi responsável primeira cirurgia de mudança de sexo de feminino para masculino. O procedimento ainda continua em uso nos dias atuais para construção de pênis em pacientes transgênero.

Apesar do esforço de todos os envolvidos, infelizmente a maioria dos rapazes continuava gravemente desfigurada mesmo depois de várias cirurgias reconstrutoras.

Muitos sequer apresentavam melhoras significativas o suficiente para serem fotografados para os arquivos do hospital.

 

plastica_fotoTentativa de reconstrução sem sucesso.

 

Fotos das primeiras cirurgias plásticas

 

1.

 

cirurgia_plastica_1

 

2.
cirurgia_plastica_quatro

 

3.
cirurgia_plastica_tres

 

5.
foto_plastica_dois

 

6.
foto_cirurgia_plastica

 

7.
cirurgia_plastica_sete

 

Entre os anos de 1917 e 1925 a equipe do doutor Gillies atendeu cerca de 5 mil pacientes. Graças ao caráter experimental da equipe multidisciplinar, e ao número imenso de casos atendidos em um espaço tão curto de tempo, Gillies e sua equipe contribuíram imensamente para o avanço do ramo das cirurgias plásticas.

Cirurgias plásticas da atualidade

Hoje, o ramo da cirurgia plástica cresce cada vez mais rápido. Evoluções aparecem tanto nos materiais usados pelos médicos, como os silicones e próteses cartilaginosas, como nas pesquisas acadêmicas. A cirurgia plástica não cuida apenas da aparência de quem almeja mudanças em seu corpo.

Ela também engloba as cirurgias reparadoras, que são feitas por uma ou mais necessidades fisiológicas do organismo. Quando a pessoa precisa restaurar funções vitais, como a cobertura cutânea ou alguma parte do corpo, cabe ao cirurgião plástico e a outros especialistas cirúrgicos trazerem a restauração da funcionalidade do corpo.

Entretanto, com a intensa procura pela beleza, jovialidade e pelos padrões corporais impostos pela mídia, algumas pessoas recorrem à cirurgia plástica com mais frequência do que seria saudável e exageram nas modificações corporais e faciais.

Para que isso não aconteça, é importante que o profissional seja bem formado e que saiba lidar com essas situações quando elas aparecem.

 

cirurgia_michaelExcesso de Cirurgia Plástica.

cirurgias_plasticas_famosos_deram_erradoExcesso de Cirurgia Plástica.

Contudo, se realizadas com precaução, sem exageros e com profissionais que sejam bem especializados, as cirurgias plásticas podem ajudar muito a autoestima do paciente.

É importante que os procedimentos estejam também aliados com uma alimentação saudável, com a prática de atividade física e até mesmo com acompanhamento psicológico. Para que o paciente possa evoluir saudavelmente, sem que tenha a vontade e a falsa necessidade de recorrer a múltiplos procedimentos.

abdominoplastia _doisCirurgia de Abdominoplastia.

 

abdomi_cirurgiaAntes e Depois de Abdominoplastia.

blog comments powered by Disqus

Últimas novidades

O periódico científico 'British Medical Journal' relatou o caso e chamou a atenção para a impo

Estudante italiana disse que não tem nenhuma formação na área, mas não perde um episódio do pr

Atropelada não identificada vive no hospital da PM, em Vitória. Coronel Potratz não perdeu a es

Um pai cruzou os Estados Unidos de bicicleta para ouvir o coração da filha bater no peito de outro

Estudo mostra boa resposta em mais de 90% dos casos de mieloma múltiplo e dá esperanças de cura.

Função de Alpha é alertar seu dono Andrew, que tem diabetes, sobre mudanças no nível de açú

Visite nossos outros projetos: