Depoimento

HOME > Depoimentos > Depoimento de Guilherme Ferreira

Depoimento de Depoimento de Guilherme Ferreira

Meu nome é Guilherme Ferreira, 18 anos, sou de Natal-RN e moro em Boa Vista-RR atualmente, mas podem me chamar de cidadão do mundo… Até porque meu pai serve ao exército então, troco de cidade a cada 2 ou 3 anos. Realizei há poucos dias o meu maior sonho, passei em Medicina em 3 federais (UFAM, UFAC e UNIFAP). Todo o meu esforço valeu a pena! As noites mal dormidas, a angústia de saber que o resultado pode não vir no momento em que desejamos, a pressão que eu mesmo me colocava… É dura a vida de vestibulando de Medicina, afinal nós só desejamos o curso mais concorrido atualmente. Me lembro do dia em que conclui mais uma mudança de cidade (a oitava), era no dia 8 de dezembro de 2011. Lá estava eu, recém concluído o ensino médio, e já pegando um avião em direção a um lugar q nunca na vida esperava ir.

Sai de João Pessoa em direção à Boa Vista e deixei para trás 5 anos maravilhosos da minha vida. Foi o início de toda a minha caminhada, foi um abandono necessário, porém muito doído. Ao pousar em Roraima realmente me dei conta q tinha no máximo 3 anos para completar meu sonho. Tive que abdicar da convivência com os amigos da paraíba, da praia, do futebol da sexta, das férias, da televisão, enfim, tudo o que eu gostava deveria ficar de lado. Era preciso uma mudança, não só de rotina, mas também de atitude e mentalidade. A frase “se eu quero, eu posso” passou a me guiar desde então. A primeira prova, o ENEM, seria dali a 10 meses e eu tive q apressar o início dos estudos. Ao final dos primeiros dias eu pensava “como q vou estudar os assuntos de 3 anos em apenas 10 meses? ?!!!”. Ainda havia os dias em que eu não rendia direito… Lia e lia mas não compreendia nada…

Como se 10 páginas virassem 100… Acho q todos nós já tivemos um dia como esse. Parecia loucura, não daria tempo, mas ai o “Chorão” me lembrava que o impossível era só questão de opinião. Nos primeiros simulados eu fui mal, errava bastante besteira, levei um baque forte, até porque esperava resultados bons logo de cara. Comecei a duvidar da minha própria capacidade mas ainda bem que essa dúvida durou pouco. O teu psicológico responde por metade da prova, sempre se lembrei disso. Cabeça boa traz bons resultados. Nunca pensei em desistir, mesmo começando mal… Deixei de duvidar em mim mesmo e passei a ver os meus erros nos testes com outros olhos: eles não significavam que eu fosse incapacitado para passar, eles estavam me mostrando um caminho melhor. Os erros se tornaram meu combustível. Eu enxergava naquele conjunto de resultados ruins uma muralha q me desafiava e testava. Me sentia posto à prova e, apesar de ser meio cabeça dura, aceitei reiniciar meu trajeto. Foi aí que conheci o projeto medicina! Cara, o sonho que todo vestibulando tem de encontrar os assuntos e exercícios bem organizados de todas as matérias estava bem ali na minha frente e a partir daquele dia pautei meu estudo a partir do Projeto. Daí em diante meu ritmo começou a aumentar, a confiança crescia, melhorei muito nos simulados e testes e fiquei estudando 13 horas por dia durante 6 meses. Ao final desse período eu consegui minha aprovação!

O choro pode significar muita coisa, mas nada se compara as lágrimas de uma aprovação, ainda mais para medicina. Você se sente leve… E enquanto chorava feito uma criança eu percebi: havia derrotado a minha muralha depois de 10 meses. Tenham foco e fé galera, nunca desistam nem se sintam incapazes de conseguir seus objetivos. O maior concorrente vive dentro da nossa cabeça, mas SE VC QUER CONSEGUIR ENTAO VC VAI CONSEGUIR. Felizmente o lugar que eu pensei que nunca fosse morar me proporcionou viver a maior alegria da minha vida. Aos meus pais eu só tenho que agradecer por serem tão maravilhosos todos esses anos, o sacrifício de vocês não foi em vão. Também fiz grandes amigos, verdadeiros irmãos q me ajudaram muitas vezes nessa jornada. Carregarei eles na cabeça e no coração sempre onde eu estiver! (Maycon, Juh, Paloma, Rafael, Orlando) a hora de vocês tá chegando gente.

Agradeço eternamente a galera do projeto, sobretudo o Júlio q é o idealizador de todo esse universo de conteúdo que aproveitei muito e me ajudou a cumprir essa caminhada árdua. Valeu Projeto, obrigado por tudo!!!! Foco e fé pessoal!!!

Guilherme Ferreira

Empreendedor em educação há mais de 15 anos. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Projeto Medicina e Projeto Redação. Já ajudou milhares de estudantes ingressarem no curso de Medicina em universidades públicas e privadas no Brasil.