Depoimento

HOME > Depoimentos > Depoimento de Vivi Ortiz

Depoimento de Depoimento de Vivi Ortiz

Bom, como disse no outro post, PASSEI PRA MEDICINA EM DUAS UNIVERSIDADES, ESTUDANDO SOZINHA!!!!

Na Pucpr, campus Londrina, com bolsa integral, pelo prouni, e na UEPG.
Decidi estudar medicina aos 7 anos, e desde então venho buscando esse sonho.. Sou do interior do Paraná, de família simples, do campo.. Escutei a vida toda que só passa em medicina gente que estudava em bons colégios; então consegui bolsa em um bom colégio particular da minha cidade, e no E.M no colégio concorrente.
Quando comecei a prestar vestibular pra medicina, era tudo muito longe, muito caro, e as pessoas começaram a colocar coisas na cabeça dos meus pais… Que só filho de rico estuda medicina, que o cursoé muito caro, que os livros são muito caros, que o vestibular é muito dificil, que era IMPOSSÍVEL passar em medicina estudando sozinha, que eu iria concorrer com alunos dos melhores colegios do país… que eu nao passaria NUNCA.

Infelizmente, na simplicidade dos meus pais, eles acreditaram, e passaram a ir contra meu sonho. Mais por medo de eu não conseguir e me machucar do que por motivos financeiros..

Passei 4 anos estudando loucamente.. sem apoio nenhum, sem nenhuma ajuda financeira, sendo eu e Deus os únicos que acreditavam que eu conseguiria.
Minha família se afastou, meus parentes me achavam uma idiota egoísta rsrs, abandonei “amigos” que me falavam pra desistir, e tudo o que me atrapalhava.. Foram 4 anos, na raça! Chegava pra fazer as provas, e via os meus concorrentes cercados de professores, de material bom, os pais junto..
Me batia um desespero, voltava pra casa com ainda mais vontade de estudar.. eu achava que o que as pessoas tinham de estrutura, eu tinha que compensar com dedicação, por isso acabei extravasando, indo alem dos meus limites fisicos.. em 2012 acabei ficando doente. Foi quase o ano todo perdido. Passava mal durante as provas, ficava internada nos periodos entreprovas, cheguei a ficar internada na cidade do local de prova depois de um vestibular, sair do hospital e ir pra outra prova.. Não preciso dizer que nao deu certo né rsrs
No final do ano me bateu desespero, meus pais me pressionando pra desistir, minha saúde debilitada.. resolvi prestar particular! A PUC! Fiz a prova, e passei! (então tecnicamente são 3 aprovações rsrs) mas ainda nao era o que eu queria. Eu não queria pagar pra estudar, não queria me formar devendo tanto pro governo, e mesmo ngm acreditando, EU ACREDITAVA que podia conseguir! Não assumi o curso, e voltei a estudar. Agora com um pouco mais de maturidade, de responsabilidade. Acalmei meu desespero, escolhi com calma as provas que iria fazer, pra poder focar melhor.

Foi meu melhor ano. Fiquei muito próximo na UEPG, fiz uma boa nota na UEM, e uma nota razoável noenem. Achei que não iria conseguir nada de novo, até postei aqui no grupo pedindo conselhos do que fazer com minha nota do enem! Pessoas muito especiais aqui do grupo me aconselharam arriscar onde eu queria, PUCPR, campus londrina (ALIAS, AQUI FICA MEU MUITO OBRIGADO A TODOS O QUE ME ACONSELHARAM NESSA OCASIÃO, VALEU MESMO). Deu certo! Consegui a bolsa integral lá, e hoje recebi a confirmação da minha aprovação em segunda chamada da UEPG! O sonho de muita gente! Passar em medicina em uma universidade pública!
Um amigo uma vez me disse uma coisa que nunca esqueci, e vale pra todos nós. “A concorrencia pra med é grande, e os concorrentes muito bem preparados, mas a prova é igual pra todo mundo. Você nao esta em desvantagem. Se eles podem aprender vc tbm pode! A prova deles não é mais fácil que a sua, é igual. Seu único adversário é a prova, se vc gabaritar pode ter 10 ou 10 mil candidatos, vc vai passar. ”
Desde então passei a me preocupar mais com a prova, e menos com os concorrentes… E a nao deixar me intimidar por gente de bons cursinhos ou por números.. A prova deles não era diferente da minha!
Eu vi meu nome em mais de 25 listas de vestibulares, escrito REPROVADA na frente. REPROVADA. INSUFICIENTE. Cada uma dessas listas foi uma rasteira que eu levei, acho q muitos aqui conhecem esse sentimento.. mas cada vez que me levantava vinha com mais vontade, e agora, vendo meu nome: VIVIANE SOARES ORTIZ na lista dos aprovados, é uma felicidade tão grande que paga tudo! Paga todo o cansaço, todo o medo, todo o desespero, todas as vezes que mal conseguia ficar sentada na cadeira de tanto que tremia de ansiedade, paga a humilhação, as pessoas rindo de mim, dizendo que eu não iria conseguir, paga as brigas com meus pais, paga tudo o que eu ja chorei.. paga até a puc pra mim xD APROVADA! Mal posso acreditar! E hoje eu tenho a dúvida mais deliciosa do mundo!!! QUAL UNIVERSIDADE EU VOU ESCOLHER??
Quase esqueci o mais importante! Minha frase motivacional!
“Se podes? Disse Jesus. Tudo é possível àquele que crê”


Visite nossos outros projetos: