Depoimento

HOME > Depoimentos > Felipe Romão, estudava das 18:00 as 3:00, confiou no Mapa do ENEM e foi aprovado na UFRJ

Depoimento de Felipe Romão, estudava das 18:00 as 3:00, confiou no Mapa do ENEM e foi aprovado na UFRJ

Felipe Romão, estudava das 18:00 as 3:00, confiou no Mapa do ENEM e foi aprovado na UFRJ

Bom, eu não sei direito por onde começar então vamos do básico, meu nome é Felipe Romão Martins de Oliveira, tenho 25 anos e vou estudar medicina na Ilha do Fundão UFRJ.

Sou de São Bernardo do Campo, São Paulo. A ideia de ser médico surgiu durante uma feira de profissões que teve na escola onde fiz o ensino fundamental, mas com o passar dos anos aprendi a pensar nos padrões que a sociedade nos impõe: “SER MEDICO NÃO É PRA GENTE POBRE. ” “O VESTIBULAR É MUITO DIFICIL. ” “VOCÊ NÃO TEM CAPACIDADE PARA ISSO. ” E por muito tempo eu acreditei em tudo isso.

O tempo passou, eu cresci, tive uma filha linda que hoje tem 2 anos, casei-me com uma mulher maravilhosa que me apoiou muito nessa luta e consegui um emprego na contabilidade do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes. Dia após dia eu via os médicos e enfermeiros lutando pela vida e isso mexia muito comigo, em um belo dia eu recebi uma mensagem contendo vídeo sobre medicina e tomei uma decisão EU IA SER MÉDICO.

Era agosto de 2015 e eu havia acabado de decidir prestar o vestibular depois de 4 anos sem estudar as matérias do ensino médio, sendo que muitas delas eu nem sequer já havia visto. Não havia mais tempo para se inscrever no ENEM, mas havia tempo para estudar, contei a minha mãe que pretendi prestar o vestibular de medicina e lembro-me até hoje que ela me apoiou, conversei com minha esposa e ela também me deu força, mas como estudar para o curso mais concorrido do país tendo que trabalhar para pagar as contas da casa, aluguel e ainda aprender a ser pai?

 Comecei, mesmo sem dinheiro e sem saber como, baixei diversos materiais na internet, procurei canais no youtube e sites especializados e minha busca me levou até o site do PROJETO MEDICINA, me encantei com o site, muito organizado, muito conteúdo de fácil e rápido acesso, imprimi incontáveis listas no trabalho e organizei meu material, mas um detalhe importante estava faltando, não tinha um lugar para estudar, um belo dia eu cheguei em casa, olhei o extrato no banco e vi que não tinha como comprar nem uma mesa para estudos, mas eu estava decidido, peguei um suporte de um teclado musical antigo e enferrujado e coloquei uma tampa de caixa de isopor, daquelas que se usa na praia mesmo. PRONTO, EU JÁ TINHA A MINHA MESA, comecei a estudar usando um checklist que encontrei aqui no Projeto Medicina, tinha umas bolinhas e o nome de cada assunto ao lado.

Procurei vídeo-aulas e encontrei a plataforma do geekie games, assistia a aula, fazia Flashcards usando o GOCONQUER e estudava usando os flashcards, eu os tinha de qualquer assunto, desde biologia até matemática e à medida que o tempo passava eu ia preenchendo minhas bolinhas no cronograma colado na parede a minha frente.

Em casa estudava das 18:00 ás 03:00, desmaiava e levantava as 6:00 para correr até o trabalho e entrar as 07:30, sair as 17:00 e começar tudo de novo… não foram poucas as vezes em que eu perdi hora de almoço fazendo exercícios e por isso comia muita besteira, sempre fui gordinho, mas ganhei muito peso nesse período, foi quando eu cheguei no meu limite, a soma da rotina exaustiva, poucas horas de sono, má alimentação não poderia resultar em outra coisa que não fosse um severo esgotamento mental e psíquico, um dia eu simplesmente não conseguia lembrar a senha do sistema que acesso todos os dias, e começava a ter problemas para lembrar outros detalhes como qual chave abre o que e algumas outras coisas, me assustei e resolvi procurar ajuda.

Passei com um excelente psiquiatra que me ajudou muito não só medicou, mas ouviu minhas angustias, anseios e me ajudou contando a trajetória dele também, voltei a luta, agora eu já tinha estudado toda a grade curricular do E.M, feito muitos exercícios e tinha meus flashcards e mapas mentais para revisão, eu estava armado até os dentes, mas alguma coisa ainda estava faltando, havia algo que não se encaixava, foi quando o projeto medicina lançou um curso chamado O MAPA DO ENEM, vi os vídeos e na hora eu soube que era aquilo que eu precisava.

Segui o método religiosamente como fui instruído de forma individual e personalizada pelo Júlio e o resultado veio.

APROVADO EM MEDICINA NA UFRJ.

Até agora ainda estou me acostumando com a ideia, não foi fácil, mas Deus me abençoou com a oportunidade de conhecer o Projeto Medicina e realizar meu sonho.

Se fica alguma lição de tudo isso, é que aprendi que as barreiras para conquistar algo, isto é, o que te impede de alcançar os teus sonhos está dentro de você, dentro da sua mente, a partir do momento que você se libertar disso, você vai descobrir até onde você pode chegar…

 

Grande Abraço, e deixo vocês com uma frase que sempre me inspirava…

“Uma hora você tem que tomar uma decisão. As fronteiras não mantêm as pessoas para fora; elas te prendem dentro de si. A vida é confusa mesmo, é assim que fomos feitos. Então você pode desperdiçar sua vida desenhando linhas ou então você pode viver cruzando-as. Mas há algumas que são perigosas demais para serem cruzadas. E aí vai o que eu sei: se você estiver disposto a jogar a precaução pela janela e se arriscar, a vista do outro lado é espetacular.” – Meredith, Grey’s Anatomy.


blog comments powered by Disqus
Visite nossos outros projetos: