Desequilíbrios Ambientais no Enem- 28 Questões Fáceis, Médias e Difíceis (Gabarito e Resolução)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem como uma de suas principais pautas questões relacionadas ao meio ambiente. Entre essas, o tema dos desequilíbrios ambientais figura como um dos mais frequentemente abordados. Este artigo destina-se a fornecer uma visão abrangente deste tópico crucial, ajudando você a se preparar melhor para o exame.

O que são Desequilíbrios Ambientais?

Desequilíbrios ambientais são alterações negativas no meio ambiente, muitas vezes causadas por ações humanas, que afetam a fauna, a flora e os recursos naturais. Essas alterações podem levar a consequências graves, como a perda da biodiversidade, poluição de corpos d’água, desmatamento, e até mudanças climáticas.

Tipos de Desequilíbrios Ambientais

  1. Camada de Ozônio: A degradação da camada de ozônio, causada principalmente pelos CFCs (Cloro-Flúor-Carbonos), permite a entrada de radiação ultravioleta nociva que pode resultar em câncer de pele e catarata, além de afetar a vida marinha e terrestre.
  2. Desmatamento: A remoção extensa de áreas florestais para fins industriais ou agrícolas leva a um sério desequilíbrio nos ecossistemas, contribuindo para mudanças climáticas e perda da biodiversidade.
  3. Efeitos Térmicos: Mudanças nos padrões climáticos, aquecimento global e ilhas de calor urbanas são exemplos de efeitos térmicos que perturbam o equilíbrio ambiental.
  4. Eutrofização e Consequências: O acúmulo excessivo de nutrientes em corpos d’água leva à proliferação de algas e à subsequente morte de fauna aquática devido à falta de oxigênio.
  5. Lixos: O descarte inadequado de resíduos sólidos e perigosos contamina o solo e os recursos hídricos, afetando tanto a saúde humana quanto a de outros seres vivos.
  6. Queimadas: Incêndios florestais intencionais ou acidentais contribuem para a degradação do solo, a emissão de gases do efeito estufa e a perda da biodiversidade.

Desequilíbrios ambientais no no Enem

O tema dos desequilíbrios ambientais é frequentemente cobrado no Enem, avaliando o conhecimento dos alunos sobre causas, consequências e soluções para estes problemas críticos. As questões exigem não apenas entendimento teórico, mas também um pensamento crítico sobre o papel da sociedade e dos indivíduos na preservação ambiental.

Tópicos Frequentes no Enem

  • Protocolo de Kyoto e Acordo de Paris: Ambos são acordos internacionais que buscam mitigar as mudanças climáticas.
  • Desenvolvimento Sustentável: Este conceito propõe um modelo de desenvolvimento que concilia o crescimento econômico com a preservação ambiental.
  • Ciclos Biogeoquímicos: O entendimento dos ciclos de elementos como carbono, nitrogênio e fósforo é crucial para compreender como as atividades humanas podem afetar o ambiente.
  • Impactos da Agroindústria: A agricultura e pecuária em larga escala têm consequências significativas para o ambiente, incluindo o desmatamento e a poluição.

Lista de exercícios – Nível Fácil

Questão-01 – (ENEM MEC) 

Uma escola iniciou o processo educativo para implantação da coleta seletiva e destino de materiais recicláveis. Para atingir seus objetivos, a instituição planejou:

  1. sensibilizar a comunidade escolar, desenvolvendo atividades em sala e extraclasse de maneira contínua;
  2. capacitar o pessoal responsável pela limpeza da escola quanto aos novos procedimentos adotados com a coleta seletiva; e
  3. distribuir coletores de materiais recicláveis específicos nas salas, pátio e outros ambientes para acondicionamento dos resíduos.

Para completar a ação proposta no ambiente escolar, o que falta ser inserido no planejamento?

a)      Realizar campanhas educativas de sensibilização em bairros vizinhos para fortalecer a coleta seletiva.

b)      Firmar parceria com a prefeitura ou cooperativa de catadores para recolhimento dos materiais recicláveis e destinação apropriada.

c)      Organizar visitas ao lixão ou aterro local para identificar aspectos importantes sobre a disposição final do lixo.

d)      Divulgar na rádio local, no jornal impresso e nas redes sociais que a escola está realizando a coleta seletiva.

e)      Colocar recipientes coletores de lixo reciclável fora da escola para entrega voluntária pela população.

Questão-02 – (ENEM MEC) 

Alunos de um curso de ciências biológicas, em uma aula de campo, avaliaram as características dos ecossistemas aquáticos. Dentre as anotações realizadas pelo grupo de alunos estavam as seguintes afirmações sobre um lago:

I.       Grande quantidade de peixes mortos, com intensa decomposição da matéria orgânica.

II.      Número elevado de algas impedindo a chegada da luz às camadas inferiores da coluna-d’água.

III.    Esgoto doméstico sendo lançado no lago.

IV.    Bolhas emergindo do fundo do lago.

V.     O lago é isolado do oceano por um extenso cordão arenoso.

Com base nas afirmações dos alunos, conclui-se que esse lago está passando por um processo de

a)      autodepuração.

b)      potabilização.

c)      eutrofização.

d)      oxigenação.

e)      salinização.

Questão-03 – (ENEM MEC) 

O Protocolo de Montreal é um tratado internacional que diz respeito à defesa do meio ambiente. Uma de suas recomendações é a redução da utilização de substâncias propelentes, como os CFCs (Cloro-Flúor-Carbono), em aerossóis e aparelhos de refrigeração.

Essa recomendação visa

a)      evitar a chuva ácida.

b)      prevenir a inversão térmica.

c)      preservar a camada de ozônio.

d)      controlar o aquecimento global.

e)      impedir a formação de ilhas de calor.

Questão-04 – (ENEM MEC) 

Uma atividade que vem crescendo e tem se tornado uma fonte de renda para muitas pessoas é o recolhimento das embalagens feitas com alumínio. No Brasil, atualmente, mais de 95% dessas embalagens são recicladas para fabricação de outras novas.

Disponível em: http://abal.org.br. Acesso em: 11 mar. 2013.

O interesse das fábricas de embalagens no uso desse material reciclável ocorre porque o(a)

a)      reciclagem resolve o problema de desemprego da população local.

b)      produção de embalagens a partir de outras já usadas é mais fácil e rápida.

c)      alumínio das embalagens feitas de material reciclado é de melhor qualidade.

d)      compra de matéria-prima para confecção de embalagens de alumínio não será mais necessária.

e)      custo com a compra de matéria-prima para a produção de embalagens de alumínio é reduzido.

Questão-05 – (ENEM MEC) 

O descarte inadequado do lixo é um problema que necessita ser solucionado urgentemente. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, apenas 25% dos municípios brasileiros dispõem adequadamente seus resíduos. Para regulamentar essa questão, o Projeto de Lei 4 162/2019, que institui o marco regulatório do saneamento básico, estabeleceu um prazo até agosto de 2024 para que todos os lixões existentes no Brasil sejam transformados em aterros sanitários, entre outras providências.

Disponível em: www.gov.br/casacivil. Acesso em: 5 out. 2020 (adaptado).

A medida apontada no texto é necessária porque

a)      a poluição causada pelos aterros sanitários é reduzida pela impermeabilização do solo e tratamento do chorume.

b)      a criação dos aterros sanitários viabilizará o reaproveitamento da matéria orgânica descartada no lixo.

c)      a construção dos lixões envolve um custo mais elevado do que a manutenção dos aterros sanitários.

d)      nos lixões não há a possibilidade de separação de material para reaproveitamento e reciclagem.

e)      as áreas dos lixões desativados poderão ser imediatamente usadas para plantação.

Questão-06 – (ENEM MEC) 

O uso de equipamentos elétricos custa dinheiro e libera carbono na atmosfera. Entretanto, diferentes usinas de energia apresentam custos econômicos e ambientais distintos. O gráfico mostra o custo, em centavo de real, e a quantidade de carbono liberado, dependendo da fonte utilizada para converter energia. Considera-se apenas o custo da energia produzida depois de instalada a infraestrutura necessária para sua produção.

desequilíbrios ambientais - Enem

CAVALCANTE, R. O vilão virou herói. Superinteressante, jul. 2007.

Em relação aos custos associados às fontes energéticas apresentadas, a energia obtida a partir do vento é

a)      mais cara que a energia nuclear e emite maior quantidade de carbono.

b)      a segunda fonte mais cara e é livre de emissões de carbono.

c)      mais cara que a energia solar e ambas são livres de emissões de carbono.

d)      mais barata que as demais e emite grandes quantidades de carbono.

e)      a fonte que gera energia mais barata e livre de emissões de carbono.

Questão-07 – (ENEM MEC) 

As plantas, em sua fase de crescimento, necessitam de grande quantidade de carbono, sequestrado pela fotossíntese, para a produção de biomassa.

O sequestro de carbono pelas plantas é aumentado

a)      reciclando papel.

b)      mantendo intactas as florestas nativas.

c)      fazendo o replantio das áreas degradadas.

d)      evitando a queima de madeira e de áreas de floresta.

e)      substituindo a madeira de bens duráveis por materiais alternativos.

Questão-08 – (ENEM MEC) 

Algumas espécies de bactérias do gênero Pseudomonas desenvolvem-se em ambientes contaminados com hidrocarbonetos, pois utilizam essas moléculas como substratos para transformação em energia metabólica. Esses microrganismos são capazes de transformar o octano em moléculas menos tóxicas, tornando o ambiente mais propício para desenvolvimento de fauna e flora.

Essas bactérias poderiam ser utilizadas para recuperar áreas contaminadas com

a)      petróleo.

b)      pesticidas.

c)      lixo nuclear.

d)      gases tóxicos.

e)      metais pesados.

Questão-09 – (ENEM MEC) 

Algumas toneladas de medicamentos para uso humano e veterinário são produzidas por ano. Os fármacos são desenvolvidos para serem estáveis, mantendo suas propriedades químicas de forma a atender a um propósito terapêutico. Após o consumo de fármacos, parte de sua dosagem é excretada de forma inalterada, persistindo no meio ambiente. Em todo o mundo, antibióticos, hormônios, anestésicos, anti-inflamatórios, entre outros, são detectados em concentrações preocupantes no esgoto doméstico, em águas superficiais e de subsolo. Dessa forma, a ocorrência de fármacos residuais no meio ambiente pode apresentar efeitos adversos em organismos aquáticos e terrestres.

BILA, D. M.; DEZOTTI, M. Fármacos no meio ambiente.
Química Nova, v. 26, n. 4, ago. 2003 (adaptado).

Qual ação minimiza a permanência desses contaminantes nos recursos hídricos?

a)      Utilização de esterco como fertilizante na agricultura.

b)      Ampliação das redes de coleta de esgoto na zona urbana.

c)      Descarte dos medicamentos fora do prazo de validade em lixões.

d)      Desenvolvimento de novos processos nas estações de tratamento de efluentes.

e)      Reúso dos lodos provenientes das estações de tratamento de esgoto na agricultura.

Questão-10 – (ENEM MEC) 

As larvas do inseto do bicho-da-farinha (Tenebrio molitor) conseguem se alimentar de isopor descartado (poliestireno expandido), transformando-o em dióxido de carbono e outros componentes. Dessa forma, essas larvas contribuem para a redução dos impactos negativos causados pelo acúmulo de isopor no ambiente.

Disponível em: www.bbc.com.
Acesso em: 29 out. 2015 (adaptado).

A redução dos impactos causados pelo acúmulo de isopor é resultante de qual processo desempenhado pelas larvas do bicho-da-farinha?

a)      Bioindicação.

b)      Biomarcação.

c)      Biodegradação.

d)      Bioacumulação.

e)      Biomonitoramento.

GABARITO: 

1) Gab: B

Para completar a ação proposta de implantação da coleta seletiva no ambiente escolar, o que falta no planejamento é a etapa relacionada ao que fazer com os materiais recicláveis após a coleta. Essa etapa é crucial para garantir que os esforços de coleta seletiva sejam efetivos e que os materiais recicláveis sejam, de fato, reciclados ou descartados de maneira apropriada.

2) Gab: C

A eutrofização é caracterizada por um enriquecimento excessivo de nutrientes em corpos d’água, geralmente provenientes de esgoto doméstico ou de resíduos agrícolas. Isso leva a um crescimento excessivo de algas (afirmação II), o que pode impedir a passagem de luz para as camadas inferiores da água e afetar outros organismos aquáticos.

A presença de grande quantidade de peixes mortos (afirmação I) e bolhas emergindo do fundo do lago (afirmação IV) sugere que há uma intensa decomposição da matéria orgânica, o que frequentemente ocorre em ambientes eutróficos e pode levar à diminuição dos níveis de oxigênio na água.

A afirmação III sobre esgoto doméstico sendo lançado no lago também é um forte indicativo de contaminação por nutrientes que podem causar eutrofização.

Portanto, todas essas características apontam para um cenário de eutrofização do lago.

3) Gab: C

O Protocolo de Montreal foi adotado para controlar e, eventualmente, eliminar a produção e consumo de substâncias que destroem a camada de ozônio, que é essencial para bloquear a maior parte dos raios ultravioleta do sol, protegendo assim a vida na Terra. Os CFCs são conhecidos por serem substâncias que degradam o ozônio quando liberadas na atmosfera. Portanto, a principal motivação para a restrição dessas substâncias é a preservação da camada de ozônio.

4) Gab: E

Reciclar alumínio é geralmente mais barato do que extrair e processar novo alumínio a partir do minério de bauxita. A reciclagem desse material requer menos energia e, consequentemente, resulta em custos menores para a produção de novas embalagens. Isso faz da reciclagem uma opção economicamente atraente para as fábricas de embalagens, além de ser ambientalmente benéfica.

5) Gab: A

A transformação de lixões em aterros sanitários envolve a implementação de práticas mais adequadas de disposição de resíduos, incluindo a impermeabilização do solo e o tratamento do chorume, o que ajuda a reduzir a poluição e os impactos ambientais negativos associados ao descarte inadequado de resíduos.

6) Gab: B

No gráfico, a energia eólica está representada como a segunda fonte mais cara em termos de custo, mas é uma fonte de energia que não emite carbono na atmosfera, tornando-a uma opção mais ambientalmente amigável em comparação com fontes como a energia nuclear, que emite carbono, e provavelmente mais cara do que a energia solar, que também não emite carbono.

7) Gab: C

O sequestro de carbono pelas plantas também é aumentado através do replantio de áreas degradadas, onde novas plantas podem crescer e absorver carbono da atmosfera durante o processo de fotossíntese

8) Gab: A

Essas bactérias do gênero Pseudomonas que se desenvolvem em ambientes contaminados com hidrocarbonetos, como o octano, são particularmente eficazes na degradação de compostos de petróleo. Portanto, elas poderiam ser utilizadas para recuperar áreas contaminadas com petróleo.

Essas bactérias têm a capacidade de metabolizar os hidrocarbonetos presentes no petróleo, transformando-os em produtos menos tóxicos e, assim, contribuindo para a remediação de áreas contaminadas por derramamentos de petróleo e outros poluentes petrolíferos.

9) Gab: D

O desenvolvimento de novos processos nas estações de tratamento de efluentes pode incluir métodos avançados de tratamento que visam a remoção mais eficiente de fármacos e outros poluentes da água residual, reduzindo assim a presença desses contaminantes nos recursos hídricos. Isso contribui para a proteção do meio ambiente aquático.

10) Gab: C

As larvas do bicho-da-farinha têm a capacidade de biodegradar o poliestireno expandido (isopor), transformando-o em dióxido de carbono e outros componentes. Isso significa que elas contribuem para a decomposição natural desse material, reduzindo o acúmulo de isopor no ambiente. Portanto, o termo correto para esse processo é biodegradação.

Lista de exercícios – Nível Médio

Questão-01 – (ENEM MEC) 

Em 2011, uma falha no processo de perfuração realizado por uma empresa petrolífera ocasionou derramamento de petróleo na bacia hidrográfica de Campos, no Rio de Janeiro.

Os impactos decorrentes desse derramamento ocorrem porque os componentes do petróleo

a)      reagem com a água do mar e sofrem degradação, gerando compostos com elevada toxicidade.

b)      acidificam o meio, promovendo o desgaste das conchas calcárias de moluscos e a morte de corais.

c)      dissolvem-se na água, causando a mortandade dos seres marinhos por ingestão da água contaminada.

d)      têm caráter hidrofóbico e baixa densidade, impedindo as trocas gasosas entre o meio aquático e a atmosfera.

e)      têm cadeia pequena e elevada volatilidade, contaminando a atmosfera local e regional em função dos ventos nas orlas marítimas.

Questão-02 – (ENEM MEC) 

Os impactos ambientais das usinas hidrelétricas são motivo de polêmica nas discussões sobre desenvolvimento sustentável. Embora usualmente relacionadas ao conceito de “energia limpa” ou associadas à ideia de “sustentabilidade”, essas usinas podem causar vários problemas ambientais. Destaca-se a proliferação de determinadas espécies aquáticas em relação a outras, ocasionando a perda de diversidade das comunidades de peixes (ictiofauna) do local.

Disponível em: http://ciencia.hsw.com.br. Acesso em: 25 mar. 2013 (adaptado).

Em um primeiro momento, as mudanças na composição dessas comunidades devem-se

a)      às alterações nos hábitats causadas pela construção das barragens.

b)      à poluição das águas por substâncias liberadas no funcionamento da usina.

c)      ao aumento da concentração de CO2 na água produzido pelo represamento do rio.

d)      às emissões de gases de efeito estufa pela decomposição da matéria orgânica submersa.

e)      aos impactos nas margens da barragem em função da pressão exercida pela água represada.

Questão-03 – (ENEM MEC) 

A perfuração de poços para a extração de petróleo causa soterramento do leito submarino, contaminação química e aumento da turbidez da água. Além disso, o vazamento desses hidrocarbonetos gera efeitos adversos, em especial no metabolismo de organismos aquáticos, influenciando as cadeias alimentares de ecossistemas marinhos. Essas consequências negativas advêm das propriedades do petróleo, uma mistura oleosa de substâncias orgânicas, de coloração escura e menos densa que a água.

A consequência do vazamento dessa mistura na produtividade primária do ecossistema é o(a)

a)      redução da atividade do fitoplâncton, em decorrência da alteração na zona fótica.

b)      intoxicação dos animais filtradores, em decorrência da absorção de óleo.

c)      bioacumulação do óleo no zooplâncton, por causa da sua agregação.

d)      mortandade dos peixes, causada pela obstrução das suas brânquias.

e)      dizimação da população de bentônicos, pelo seu soterramento.

Questão-04 – (ENEM MEC) 

O termo “atenuação natural” é usado para descrever a remediação passiva do solo e envolve a ocorrência de diversos processos de origem natural. Alguns desses processos destroem fisicamente os contaminantes, outros transferem os contaminantes de um local para outro ou os retêm. Considere cinco propostas em estudo para descontaminar um solo, todas caracterizadas como “atenuação natural”.

ecologia - enem

Qual dessas propostas apresenta a vantagem de destruir os contaminantes de interesse?

a)      I.

b)      II.

c)      III.

d)      IV.

e)      V.

Questão-05 – (ENEM MEC) 

O concreto utilizado na construção civil é um material formado por cimento misturado a areia, a brita e a água. A areia é normalmente extraída de leitos de rios e a brita, oriunda da fragmentação de rochas. Impactos ambientais gerados no uso do concreto estão associados à extração de recursos minerais e ao descarte indiscriminado desse material. Na tentativa de reverter esse quadro, foi proposta a utilização de concreto reciclado moído em substituição ao particulado rochoso graúdo na fabricação de novo concreto, obtendo um material com as mesmas propriedades que o anterior.

O benefício ambiental gerado nessa proposta é a redução do(a)

a)      extração da brita.

b)      extração de areia.

c)      consumo de água.

d)      consumo de concreto.

e)      fabricação de cimento.

Questão-06 – (ENEM MEC) 

Grandes quantidades de enxofre são lançadas na atmosfera diariamente, na forma de dióxido de enxofre (SO2), como decorrência de atividades industriais e de queima de combustíveis fósseis.

Em razão da alta concentração desses compostos na atmosfera, regiões com conglomerados urbanos e polos industriais apresentam ocorrência sazonal de

a)      precipitação ácida.

b)      alteração do ciclo hidrológico.

c)      alteração no ciclo do carbono.

d)      intensificação do efeito estufa.

e)      precipitação de íons metálicos tóxicos na superfície.

Questão-07 – (ENEM MEC) 

Para o consumidor, é praticamente impossível identificar a diferença entre a sacola biodegradável e a comum, feita de polietileno – derivado do petróleo. Alguns governos municipais já exigem que os supermercados ofereçam sacolas biodegradáveis em substituição às sacolas comuns.

Disponível em: http://epocanegocios.globo.com.
Acesso em: 1 ago. 2012.

A atitude tomada pelos governos municipais deve-se ao(à)

a)      maior resistência que os materiais biodegradáveis apresentam em relação aos comuns.

b)      escassez das matérias-primas derivadas do petróleo para a produção das sacolas comuns.

c)      custo consideravelmente menor das sacolas biodegradáveis em relação ao das sacolas comuns.

d)      maior capacidade de produção das sacolas biodegradáveis, já que as fontes podem ser renováveis.

e)      rápida decomposição das sacolas biodegradáveis pela ação de bactérias, em comparação às sacolas comuns.

Questão-08 – (ENEM MEC) 

O potencial brasileiro para transformar lixo em energia permanece subutilizado — apenas pequena parte dos resíduos brasileiros é utilizada para gerar energia. Contudo, bons exemplos são os aterros sanitários, que utilizam a principal fonte de energia ali produzida. Alguns aterros vendem créditos de carbono com base no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), do Protocolo de Kyoto.

Essa fonte de energia subutilizada, citada no texto, é o

a)      etanol, obtido a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias.

b)      gás natural, formado pela ação de fungos decompositores da matéria orgânica.

c)      óleo de xisto, obtido pela decomposição da matéria orgânica pelas bactérias anaeróbias.

d)      gás metano, obtido pela atividade de bactérias anaeróbias na decomposição da matéria orgânica.

e)      gás liquefeito de petróleo, obtido pela decomposição de vegetais presentes nos restos de comida.

Questão-09 – (ENEM MEC) 

Parte do gás carbônico da atmosfera é absorvida pela água do mar. O esquema representa reações que ocorrem naturalmente, em equilíbrio, no sistema ambiental marinho. O excesso de dióxido de carbono na atmosfera pode afetar os recifes de corais.

Disponível em: http://news.bbc.co.uk.
Acesso em: 20 maio 2014 (adaptado).

O resultado desse processo nos corais é o(a)

a)      seu branqueamento, levando à sua morte e extinção.

b)      excesso de fixação de cálcio, provocando calcificação indesejável.

c)      menor incorporação de carbono, afetando seu metabolismo energético.

d)      estímulo da atividade enzimática, evitando a descalcificação dos esqueletos.

e)      dano à estrutura dos esqueletos calcários, diminuindo o tamanho das populações.

Questão-10 – (ENEM MEC) 

Com o objetivo de substituir as sacolas de polietileno, alguns supermercados têm utilizado um novo tipo de plástico ecológico, que apresenta em sua composição amido de milho e uma resina polimérica termoplástica, obtida a partir de uma fonte petroquímica.

ERENO, D. Plásticos de vegetais.
Pesquisa Fapesp, n. 179, jan. 2011 (adaptado).

Nesses plásticos, a fragmentação da resina polimérica é facilitada porque os carboidratos presentes

a)      dissolvem-se na água.

b)      absorvem água com facilidade.

c)      caramelizam por aquecimento e quebram.

d)      são digeridos por organismos decompositores.

e)      decompõem-se espontaneamente em contato com água e gás carbônico.

GABARITO: 

1) Gab: D

Os componentes do petróleo têm características hidrofóbicas (repelentes à água) e baixa densidade, o que pode impedir as trocas gasosas entre o meio aquático e a atmosfera, causando impactos no ambiente marinho.

2) Gab: A

A construção das barragens pode modificar significativamente o hábitat aquático, criando novos ambientes e alterando as características das águas. Isso pode afetar a composição das comunidades de peixes, levando à proliferação de algumas espécies em detrimento de outras e resultando na perda de diversidade. Portanto, a alternativa “a” é a correta.

3) Gab: A

O vazamento de petróleo no ambiente marinho pode causar uma redução na atividade do fitoplâncton, que é a base da cadeia alimentar aquática. Isso ocorre porque o petróleo pode alterar a zona fótica, a camada superior da água onde a luz solar penetra e permite a fotossíntese do fitoplâncton. O óleo pode bloquear a luz solar, prejudicando a capacidade do fitoplâncton de realizar a fotossíntese e, assim, afetando a produtividade primária do ecossistema. Portanto, a alternativa “a” é a correta.

4) Gab: E

A biodegradação é um processo pelo qual os microrganismos decompõem os contaminantes orgânicos, transformando-os em produtos não prejudiciais. Isso implica na destruição dos contaminantes, tornando-os menos impactantes no solo. Portanto, a alternativa “e” é a correta.

5) Gab: A

Ao utilizar concreto reciclado moído em substituição ao particulado rochoso graúdo na fabricação de novo concreto, há uma redução na necessidade de extrair novas quantidades de brita, o que ajuda a preservar os recursos minerais naturais. Portanto, a alternativa “a” é a correta.

6) Gab: A

O dióxido de enxofre (SO2) é um dos principais precursores da formação de chuva ácida quando reage com a umidade na atmosfera, resultando na formação de ácido sulfúrico. Isso leva à precipitação ácida, que tem impactos adversos no meio ambiente e nos ecossistemas. Portanto, a alternativa “a” é a correta.

7) Gab: E

As sacolas biodegradáveis tendem a se decompor mais rapidamente no ambiente devido à ação de micro-organismos, o que as torna uma alternativa mais amigável ao meio ambiente em comparação às sacolas comuns feitas de polietileno derivado do petróleo. Portanto, a alternativa “e” é a correta.

8) Gab: D

Nos aterros sanitários, o processo de decomposição da matéria orgânica por bactérias anaeróbias gera o gás metano, que pode ser utilizado como fonte de energia. Essa é uma maneira de aproveitar a energia produzida a partir dos resíduos sólidos, como mencionado no texto. Portanto, a alternativa “d” é a correta.

9) Gab: E

O aumento do dióxido de carbono na atmosfera leva à acidificação dos oceanos, o que pode causar danos à estrutura dos esqueletos calcários dos corais. Essa acidificação torna a água do mar mais corrosiva para os esqueletos de carbonato de cálcio dos corais, resultando em uma diminuição do tamanho das populações de corais de recifes e, em casos extremos, pode levar à morte dos corais, causando um fenômeno conhecido como “branqueamento de corais”. Portanto, a alternativa “e” está correta porque descreve corretamente o dano à estrutura dos esqueletos calcários dos corais devido à acidificação dos oceanos.

10) Gab: D

Os plásticos que contêm amido de milho e uma resina polimérica termoplástica têm uma característica especial: o amido de milho é biodegradável. Isso significa que microorganismos decompositores, como bactérias, têm a capacidade de quebrar as ligações químicas do amido em moléculas menores através de processos de digestão.

Quando esses plásticos entram em contato com o meio ambiente ou são descartados em aterros sanitários, os microorganismos presentes no solo ou na água podem começar a digerir o amido de milho. Esse processo de decomposição biológica leva à quebra das moléculas do plástico em partes menores, facilitando sua fragmentação. Portanto, a presença de carboidratos, como o amido de milho, nos plásticos facilita sua degradação por meio da ação de organismos decompositores.

Assim, a alternativa correta é a “d” porque descreve esse processo de decomposição biológica dos carboidratos presentes nos plásticos.

Lista de exercícios – Nível Difícil

Questão-01 – (ENEM MEC) 

O gráfico abaixo refere-se às variações das concentrações de poluentes na atmosfera, no decorrer de um dia útil, em um grande centro urbano.

(Adaptado de NOVAIS, Vera.

Ozônio: aliado ou inimigo.

São Paulo: Scipione,1998)

As seguintes explicações foram dadas para essas variações:

I.    A concentração de NO diminui, e a de NO2 aumenta em razão da conversão de NO em NO2.

II.  A concentração de monóxido de carbono no ar está ligada à maior ou à menor intensidade de tráfego.

III. Os veículos emitem óxidos de nitrogênio apenas nos horários de pico de tráfego do período da manhã.

IV. Nos horários de maior insolação, parte do ozônio da estratosfera difunde-se para camadas mais baixas da atmosfera.

Dessas explicações, são plausíveis somente:

a)   I e II.

b)   I e III.

c)   II e III.

d)   II e IV.

e)   III e IV.

Questão-02 – (ENEM MEC) 

Muitas são as causas para a diminuição e a consequente extinção de diversas espécies vegetais e animais, entre as quais se destacam as provenientes da intervenção humana, tais como poluição, uso abusivo dos recursos naturais, expansão da fronteira agrícola, crescimento urbano-industrial. A cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. Estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais estarão extintas nos próximos 30 anos. Em razão de tais fatores, os países desenvolvidos, muitos dos quais já têm sua biodiversidade comprometida, têm voltado a sua atenção para o Brasil, em relação à sua política de conservação da biodiversidade.

WWF. O que é biodiversidade? Disponível em:
http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/biodiversidade/.
Acesso em: 06 dez. 2008 (adaptado).

Considerando-se a importância da biodiversidade para a preservação da vida, é correto afirmar que

a)    a alarmante preocupação com a destruição da biodiversidade é improcedente, já que os ecossistemas tropicais têm capacidade de regeneração.

b)    uma possível alternativa à extinção de espécies nativas nos ambientes tropicais seria a introdução de espécies exóticas em substituição àquelas que foram extintas.

c)    a elevada diversidade das florestas tropicais, apesar das taxas de extinção estimadas, impede que os ecossistemas sejam afetados pelo desaparecimento de espécies animais.

d)    o consumo de produtos florestais nos países desenvolvidos exerce pouca pressão sobre a biodiversidade brasileira, devido ao maior nível de conscientização naqueles países.

e)    a cultura de florestas, tendo em vista dada a necessidade de preservação e manutenção da biodiversidade em nível global, seria uma forma de reduzir a pressão sobre a biodiversidade das florestas nativas.

Questão-03 – (ENEM MEC) 

Algumas atividades humanas têm adicionado à atmosfera quantidades significativas de gases que contribuem para o aumento do efeito estufa, ocasionando mudanças climáticas, como a elevação da temperatura média global. Prevê-se um aumento de temperatura entre 1,4 e 5,8 ºC e do nível global do mar entre 0,09 m e 0,88 m até 2100, além de aumento na média anual de precipitação e de evaporação em nosso século. Fenômenos biológicos como a interação insetos-plantas podem ser afetados: os calendários de floração, maturação de frutos e quebra de dormência das sementes dos vegetais e de passagem das diversas fases dos insetos vêm sendo alterados. Com isso, algumas plantas ficam prontas para a polinização sem que seus polinizadores estejam prontos, ou vice-versa.

BESUNSAN, N. O desafio das mudanças climáticas. In: Seria melhor mandar ladrilhar?
Biodiversidade: como, para que e por que. Ed. UnB/Petrópolis, 2008 (adaptado).

Com base no texto, os impactos das mudanças climáticas previstos em nível mundial

a)    serão significativos apenas a partir de 2100, quando o nível global do mar ultrapassar o valor de 0,88 m, trazendo, então, consequências como a redução de praias e o aumento da salinidade marinha.

b)    irão gerar pequenos efeitos na biodiversidade, visto que a extinção de espécies sensíveis ao aquecimento global será compensada pelo surgimento de outras, mais tolerantes às temperaturas mais elevadas.

c)    serão mínimos na agricultura, visto que, com as tecnologias disponíveis, é perfeitamente possível a produção de frutos e sementes sem a presença dos polinizadores naturais das plantas de interesse econômico.

d)    aumentam com o tempo e atingem diversos parâmetros, desde climáticos, como aumento de temperatura, precipitação e evaporação, até biológicos, interferindo no ciclo de vida das espécies e nas suas interações.

e)    decorrem de fenômenos naturais, como o aumento da concentração de gases por atividade industrial, cujo efeito, na biodiversidade, se manifesta apenas nas espécies de pequeno porte, como insetos polinizadores.

Questão-04 – (ENEM MEC) 

A poluição térmica, provocada principalmente pela má utilização da água na refrigeração das turbinas e caldeiras de usinas hidrelétricas e termelétricas, respectivamente, afeta o aspecto físico-químico e biológico dos cursos hídricos. A água empregada na manutenção dessas usinas deveria ser tratada termicamente, promovendo a liberação do calor, para posterior devolução ao meio ambiente. Contudo, ao ser despejada nos lagos e nos rios, sem qualquer controle ou fiscalização, causa sérios danos à vida aquática, pois reduz significativamente o tempo de vida de algumas espécies, afetando seus ciclos de reprodução.

Disponível em: www.brasilescola.com. Acesso em: 25 abr. 2010 (adaptado).

Um dos efeitos nocivos promovidos pela poluição térmica dos corpos hídricos pode ser identificado pelo(a)

a)    desenvolvimento excessivo do fitoplâncton, devido à eutrofização do meio aquático.

b)    prejuízo à respiração dos seres vivos, devido à redução da pressão parcial de oxigênio na água.

c)    bloqueio da entrada de raios solares na água, devido ao acúmulo de sedimentos na superfície.

d)    potenciação dos poluentes presentes, devido à diminuição da velocidade de degradação desses materiais.

e)    desequilíbrio dos organismos desses ecossistemas, devido ao aumento da concentração de dióxido de carbono.

Questão-05 – (ENEM MEC) 

Após o desmonte da bateria automotiva, é obtida uma pasta residual de 6 kg, em que 19%, em massa, é dióxido de chumbo(IV), 60%, sulfato de chumbo(II) e 21%, chumbo metálico. O processo pirometalúrgico é o mais comum na obtenção do chumbo metálico, porém, devido à alta concentração de sulfato de chumbo(II), ocorre grande produção de dióxido de enxofre (SO2), causador de problemas ambientais. Para eliminar a produção de dióxido de enxofre, utiliza-se o processo hidrometalúrgico, constituído de três etapas, no qual o sulfato de chumbo(II) reage com carbonato de sódio a 1,0 mol/L a 45 ºC, obtendo-se um sal insolúvel (etapa 1), que, tratado com ácido nítrico, produz um sal de chumbo solúvel (etapa 2) e, por eletrólise, obtém-se o chumbo metálico com alto grau de pureza (etapa 3).

ARAÚJO, R. V. V. et al. Reciclagem de chumbo de bateria automotiva: estudo de caso.
Disponível em: www.iqsc.usp.br. Acesso em: 17 abr. 2010 (adaptado).

Considerando a obtenção de chumbo metálico a partir de sulfato de chumbo(II) na pasta residual, pelo processo hidrometalúrgico, as etapas 1, 2 e 3 objetivam, respectivamente,

a)    a lixiviação básica e dessulfuração; a lixiviação ácida e solubilização; a redução do Pb2+ em Pb0.

b)    a lixiviação ácida e dessulfuração; a lixiviação básica e solubilização; a redução do Pb4+ em Pb0.

c)    a lixiviação básica e dessulfuração; a lixiviação ácida e solubilização; a redução do Pb0 em Pb2+.

d)    a lixiviação ácida e dessulfuração; a lixiviação básica e solubilização; a redução do Pb2+ em Pb0.

e)    a lixiviação básica e dessulfuração; a lixiviação ácida e solubilização; a redução do Pb4+ em Pb0.

Questão-06 – (ENEM MEC) 

O dióxido de carbono passa para o estado sólido (gelo seco) a –78 ºC e retorna ao estado gasoso à temperatura ambiente. O gás é facilmente solubilizado em água, capaz de absorver radiação infravermelha da superfície da terra e não conduz eletricidade. Ele é utilizado como matéria-prima para a fotossíntese até o limite de saturação. Após a fixação pelos organismos autotróficos, o gás retorna ao meio ambiente pela respiração aeróbica, fermentação, decomposição ou por resíduos industriais, queima de combustíveis fósseis e queimadas. Apesar da sua importância ecológica, seu excesso causa perturbações no equilíbrio ambiental.

Considerando as propriedades descritas, o aumento atmosférico da substância afetará os organismos aquáticos em razão da

a)    redução do potencial hidrogeniônico da água.

b)    restrição da aerobiose pelo excesso de poluentes.

c)    diminuição da emissão de oxigênio pelos autótrofos.

d)    limitação de transferência de energia entre os seres vivos.

e)    retração dos oceanos pelo congelamento do gás nos polos.

Questão-07 – (ENEM MEC) 

Pesquisadores delimitaram Unidades Evolutivas Significativas (UES) de cinco espécies pertencentes a diferentes grupos de vertebrados, distribuídos em oito áreas distintas, como mostra o quadro. Cada UES representa uma população isolada histórica e geneticamente diferenciada e apresenta prioridade para manejo e conservação.

grafico de exercicio de questao do enem

MIRANDA, N. E. O.; ALMEIDA JR., E. B.; COLLEVATTI, R. G. Priorizando áreas para a conservação com base em Unidades Evolutivas Significativas (ESU). Genética na Escola, n.1, 2015 (adaptado).

Considerando a área 4, a espécie que terá prioridade nas estratégias de conservação pertence a que grupo?

a)    Ave

b)    Anfíbio

c)    Roedor

d)    Lagarto

e)    Morcego

Questão-08 – (ENEM MEC) 

Pesquisadores coletaram amostras de água de um rio em pontos diferentes, distantes alguns quilômetros um do outro. Ao longo do rio, há locais de águas limpas, como também locais que recebem descarga de esgoto de área urbana, e locais onde há decomposição ativa com ausência de peixes. Os pesquisadores analisaram dois parâmetros: oxigênio dissolvido (OD) e demanda bioquímica de oxigênio (DBO) em cada ponto de coleta de água, obtendo o gráfico:

desequilibrios ambientais questao enem

Valores limites permitidos para águas doces destinadas ao abastecimento
para o consumo humano após tratamento convencional, segundo
Resolução Conama n. 357/2005: OD5 mgL–1 e DBO5 mgL–1.

O OD é proveniente da atmosfera e da fotossíntese que ocorre no curso-d’água e sua concentração é função das variáveis físicas, químicas e bioquímicas locais. A DBO é a quantidade de oxigênio consumido por microrganismos em condições aeróbicas para degradar uma determinada quantidade de matéria orgânica, durante um período de tempo, numa temperatura de incubação específica.

Disponível em: www.programaaguaazul.rn.gov.br.
Acesso em: 16 ago. 2014 (adaptado).

Qual ponto de amostragem da água do rio está mais próximo ao local em que o rio recebe despejo de esgoto?

a)    1

b)    2

c)    3

d)    4

e)    5

GABARITO: 

1) Gab: A

I. A concentração de NO diminui, e a de NO2 aumenta em razão da conversão de NO em NO2: Isso ocorre porque o monóxido de nitrogênio (NO) pode ser convertido em dióxido de nitrogênio (NO2) na atmosfera através de reações químicas. Em certos momentos do dia, como durante o tráfego intenso, a emissão de NO é maior devido à queima de combustíveis, como nos escapamentos dos veículos. Posteriormente, o NO reage com o oxigênio atmosférico e se transforma em NO2. Portanto, a concentração de NO diminui à medida que ele é convertido em NO2.

II. A concentração de monóxido de carbono no ar está ligada à maior ou à menor intensidade de tráfego: O monóxido de carbono (CO) é um poluente comum produzido pela queima de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, em veículos automotores. Portanto, sua concentração no ar está diretamente relacionada ao volume de tráfego de veículos. Durante os horários de pico de tráfego, a emissão de CO é maior devido ao grande número de veículos em circulação, e nos horários de menor tráfego, a concentração de CO tende a diminuir.

2) Gab: E

A cultura de florestas, também conhecida como reflorestamento, pode ser uma estratégia para reduzir a pressão sobre as florestas nativas. Ela envolve o plantio de árvores para a produção de madeira, papel e outros produtos, permitindo a exploração sustentável dos recursos florestais. Isso ajuda a preservar as florestas naturais e a diversidade de espécies que nelas habitam, pois reduz a necessidade de desmatamento. Portanto, é uma medida importante para a conservação da biodiversidade.

3) Gab: D

O texto enfatiza que os impactos das mudanças climáticas serão abrangentes e diversos, afetando tanto aspectos climáticos, como aumento da temperatura e alterações na precipitação e evaporação, quanto aspectos biológicos, como as interações entre insetos e plantas. Portanto, os impactos das mudanças climáticas abrangerão uma ampla gama de parâmetros, desde fenômenos climáticos até alterações nos ecossistemas e nas interações entre as espécies. Isso implica que as mudanças climáticas terão efeitos significativos na biodiversidade e nos sistemas naturais em todo o mundo.

4) Gab: B

A poluição térmica causada pelo despejo de água aquecida nos corpos hídricos afeta a pressão parcial de oxigênio na água. Quando a água é aquecida, sua capacidade de dissolver oxigênio diminui, o que prejudica a disponibilidade de oxigênio para os seres vivos aquáticos respirarem. Isso pode levar à hipóxia (baixos níveis de oxigênio) ou anoxia (ausência de oxigênio) na água, o que afeta negativamente a vida aquática, causando a morte de organismos e perturbando os ciclos de reprodução. Portanto, a redução da pressão parcial de oxigênio na água é um dos efeitos nocivos da poluição térmica nos corpos hídricos.

5) Gab: A

O processo hidrometalúrgico descrito envolve três etapas distintas:

  1. Na primeira etapa, o sulfato de chumbo(II) reage com carbonato de sódio em uma solução básica, formando um sal insolúvel. Isso é uma lixiviação básica e dessulfuração, onde o sulfato de chumbo(II) é convertido em um sal insolúvel.
  2. Na segunda etapa, o sal insolúvel produzido na etapa 1 é tratado com ácido nítrico, o que resulta na solubilização do sal de chumbo. Isso é uma lixiviação ácida e solubilização.
  3. Finalmente, na terceira etapa, ocorre a eletrólise da solução obtida na etapa 2 para obter o chumbo metálico com alto grau de pureza. Isso corresponde à redução do Pb2+ em Pb0.

Portanto, as etapas são as seguintes: a) a lixiviação básica e dessulfuração; a lixiviação ácida e solubilização; a redução do Pb2+ em Pb0.

6) Gab: A

O aumento atmosférico do dióxido de carbono (CO2) afetará os organismos aquáticos devido à redução do potencial hidrogeniônico da água, o que resulta em uma diminuição do pH da água, tornando-a mais ácida. Esse fenômeno é conhecido como acidificação dos oceanos.

A absorção de CO2 pela água forma ácido carbônico (H2CO3), que, por sua vez, libera íons hidrogênio (H+) na água. O aumento na concentração de H+ na água torna-a mais ácida, afetando negativamente a vida marinha, especialmente organismos que possuem conchas ou esqueletos de carbonato de cálcio, como corais e moluscos. Esses organismos têm dificuldade em manter suas estruturas devido à diminuição da disponibilidade de íons carbonato (CO3²-) na água, que é essencial para a formação de seus esqueletos.

7) Gab: B

Considerando a informação de que cada UES corresponde a uma população historicamente e geneticamente diferenciada, e que a UES 4 de anfíbios ocorre apenas na área 4, então a espécie prioritária para as estratégias de conservação é a que pertence ao grupo de anfíbios. Portanto, a resposta correta é Anfíbio

8) Gab: A

De acordo com o enunciado, foram realizadas análises em três tipos de locais: locais com despejo de esgoto, locais com baixa poluição e locais com decomposição ativa e ausência de peixes. Os locais com despejo de esgoto devem apresentar uma alta demanda bioquímica de oxigênio (DBO) devido à abundância de matéria orgânica e à subsequente decomposição aeróbica. A localidade III, com baixa DBO, deve corresponder àquelas onde o acúmulo de poluentes já é crônico, resultando na mortalidade de todos os seres aeróbicos, incluindo os peixes.

Formada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, é mãe de do Caleb, da Letícia e do Bento, Apaixonada por educação e atua como redatora de conteúdo no Projeto Medicina.



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