Como estudar para o Enem 2020

Mariana Pacheco

Escrito por: Mariana Pacheco

Publicado em: 20/06/2020

Depois das aulas suspensas, muitos ficaram perdidos em relação à rotina de estudos. Neste texto, você vai descobrir como estudar para o Enem 2020.

Com a chegada do novo coronavírus, como já é de conhecimento de muitos, precisamos suspender as aulas presenciais. Em razão disso, o cronograma de estudos dos estudantes do Ensino Médio precisou de maior atenção para ninguém sair prejudicado nas provas do Exame deste ano. Saber como estudar para o Enem 2020 se tornou um pesadelo para muitos, mas, com algumas estratégias, isso pode ser facilmente resolvido.

As provas do Enem 2020 continuam com o mesmo formato, ou seja, uma redação, que será realizada no primeiro dia de aplicação do Exame, e 180 questões.

Essas questões são divididas nos dois dias de prova. No primeiro dia são 45 questões de Linguagens e Códigos mais 45 questões de Ciências Humanas. No segundo dia, teremos 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

Ainda que muitos estudantes tenham acesso às ferramentas de materiais e aulas online, sabemos que não é nada fácil, sozinhos, entender e aplicar boas estratégias de estudos.

Num tempo de incertezas, a insegurança aumenta e a angústia pode atrapalhar bastante na hora dos estudos. E é por isso que organizamos este texto para ajudar você, candidato, a não fazer feio e descobrir como estudar para o Enem 2020.

Rotina

Crie uma rotina de estudos

Quando estamos na escola, todo o ambiente vem com uma boa dose de organização no dia a dia. Horário das aulas, intervalos já determinados, professores nos orientando nas atividades e monitorando algumas dispersões. Entretanto, em casa, muitas vezes sozinhos, dificilmente conseguimos nos concentrar. São várias as distrações, além daquele sinal de internet que pode falhar no momento em que você está mais focado.

Então, para que tudo isso não te atrapalhe, é fundamental que a primeira iniciativa que você deve tomar é: montar uma boa rotina e um plano de estudos.

Isso vai organizar o que precisa ser estudado, o que precisa ser revisado, os horários para cada etapa. Além, é claro, de te ajudar a tirar o seu intervalo para praticar exercícios físicos, assistir a algum filme e, também, para o tão merecido descanso. Afinal, mente cansada não é nada produtiva.

selecao

Faça uma seleção do que vai cair na prova

Esta estratégia não é para te tornar um mestre dos magos que vai adivinhar tudo que vai cair no Enem 2020. Até porque isso é impossível. Entretanto, há conteúdos que já sabemos que aparecem bastante nas provas do Exame.

O Inep disponibiliza para todos os candidatos a Matriz de Referência do Enem. Lá, vocês podem encontrar tudo o que é mais importante na hora de montar a sua rotina de estudos. Assim como há algumas informações sobre como a prova de redação deve ser produzida.

Adivinhar o tema da redação é impossível, saber exatamente quais questões vão aparecer na prova é impossível, mas você pode conhecer tudo que o Exame exige, os assuntos, as regras, o formato da prova. E isso, com certeza, vai agilizar e facilitar seu planejamento de estudos.

Leia e produza redações

O maior erro dos candidatos quando o assunto é a redação do Enem é achar que basta saber qual será o tema no dia da prova.

Primeiro, como já comentamos, é praticamente impossível adivinhar o que vai aparecer quando abrirmos os cadernos de prova. Então, escolher este caminho só vai te trazer mais angústia.

Em segundo lugar, o que está sendo avaliado na prova de redação não é apenas o seu conhecimento sobre o tema. Na verdade, o que a banca de correção vai avaliar são suas habilidades de leitura e produção textual. Inclusive, para o Enem 2020, o Inep disponibilizou um material exclusivo para os candidatos sobre os critérios de correção.

Pensando nisso, o que você mais precisa fazer para alcançar a tão sonhada nota mil é: ler e escrever. Ao ler algumas redações nota Mil dos anos anteriores, é interessante que você analise as estratégias, os recursos que foram utilizados nos texto para que, ao produzir a sua redação, você possa aplicá-los em sua produção.

Acessando o material exclusivo do Inep, você poderá acompanhar comentários dos avaliadores do Enem sobre essas estratégias argumentativas em redações dos anos anteriores.

Dessa forma, você estará preparado para qualquer tema que aparecer no dia da prova, uma vez que já vai ter treinado bastante os possíveis e melhores recursos argumentativos para um redação nota Mil.

Refaça provas de edições anteriores

Uma das peculiaridades do Enem é exigir que os candidatos saibam, muitíssimo bem, interpretar textos. Tendo isso em vista, umas das melhores formas para estudar para o Enem 2020 é você estar mais familiarizado com o formato das questões e com os tipos de textos que aparecem nas provas, ou seja, é refazer questões e provas de redação que o Enem já cobrou dos candidatos nos anos anteriores.

Conhecer mais ou menos como a prova do Enem funciona ainda não é suficiente para um bom resultado. Mas saber estrategicamente como as questões mais difíceis e como as mais fáceis se apresentam é um bom diferencial e uma carta na manga na hora de organizar a sua rotina de estudos.

Faça simulados

Uma das maiores preocupações dos candidatos em dia de prova é: vai dar tempo de fazer tudo?

Como sabemos, são 180 questões mais uma redação na prova do Enem. Por isso, um dos maiores desafios de qualquer candidato é conseguir fazer tudo dentro dos limites determinados, 5 horas e 30 minutos para o primeiro dia, e 5 horas para o segundo dia de prova.

Pensando nisso, para além de averiguar como estamos em relação aos conteúdos, devemos, também, nos atentarmos ao nosso tempo de prova. E a melhor estratégia para isso é fazer simulados.

Isso fará com que você possa avaliar não apenas a quantidade de horas que você necessita para resolução de todas as questões, mas também vai simular algumas condições, por exemplo, como você reage com esta pressão em relação ao tempo, qual tipo de questão você leva mais tempo para resolver.

E tudo isso vai te auxiliar a continuar aprimorando o seu cronograma de estudos e você pode continuar contando com a gente na sua preparação para o Enem.

Mariana Pacheco

Letrista. Educadora e mestra nas redações. Aqui, no Projeto Medicina, produzindo uns conteúdos bão que te ajudarão neste universo dos vestibulares.


Leia também

O Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX), localizado em Jaguariúna e Indaiatuba, abriu as inscrições pa

Milhares de jovens estudantes brasileiros buscam a tão sonhada vaga no Curso de Medicina, seja pel

Sabe aquele momento quando você estava estudando sozinho(a) e surgiu aquela dúvida em uma questã

O Me Salva! é uma das maiores plataformas de estudo para quem está se preparando para o Enem. Mas

É fato que para tão sonhada aprovação, temos que estudar bastante. Entretanto, estudar por estu

O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem é a principal porta de entrada das principais universidad