Super MED Aprova Total: review do curso extensivo de Medicina

Escrito por: Erla Indyra Teles

Publicado em: 19/01/2024

Quer saber se o preparatório é ideal para você? O cronograma de estudos se baseia nas análises das provas do Enem dos últimos 12 anos

Escolher um curso preparatório para o vestibular de Medicina envolve muitos fatores. É preciso olhar para a metodologia, o custo, o material, as taxas de aprovação, as necessidades individuais e as avaliações de quem acompanha as opções disponíveis no mercado. Entre elas está o Super MED, do Aprova Total, sobre o qual você vai ler um review completo. O curso se baseia em 12 anos de análises das provas do Enem feitas por uma equipe pedagógica.

Super MED: raio-x do preparatório Medicina do Aprova Total

Reunimos todos os detalhes do curso para quem está interessado em saber como ele funciona, com destaque para os pontos fontes e os pontos a melhorar.

O que esse curso oferece para o vestibulando de Medicina? Para qual tipo de estudante ele é ideal? Quem faz parte do time de professores? Existe alguma estratégia de ensino específica? O que ex-alunos comentam e muito mais.

Breve histórico da plataforma Aprova Total

A plataforma foi criada por Paulo Jubilut em 2013. Ele é um renomado professor de Biologia, portanto, o nome escolhido para época foi Biologia Total. A ideia surgiu como desdobramento de seu canal no YouTube, que focava na preparação online de vestibulandos.

No início, o Biologia Total tinha somente aulas de Ciências da Natureza, mas, com o tempo, outras disciplinas começaram a integrar os cursos, até que, mais tarde, veio o novo nome: Aprova Total.

A sede do Aprova Total fica em Florianópolis (SC), mas o cursinho é online e atende estudantes de todo o Brasil, com recordes de nota 1000 na redação do Enem, totalizando seis alunos nas últimas três edições da prova.

Curso focado na preparação para vestibulandos de Medicina

Segundo a página do Aprova Total, o curso se baseia nos conteúdos cobrados pelo Enem e por vestibulares tradicionais do país.

Print - página super med videoaulas
Reprodução

Há videoaulas, banco com mais de 30 mil exercícios, simulados, mapas mentais, apostilas de apoio e revisões periódicas.

A duração prevista para o curso é de 38 semanas (com 20 horas semanais), no caso do extensivo, mas outras turmas abrem ao longo do ano e recebem aquele conteúdo mais condensado, para quem está com menos tempo de estudar até o vestibular.

Conteúdos abordados no Super MED Aprova Total

O Super MED do Aprova Total se baseia, especialmente, em 12 anos de análises da prova do Enem, feitas exclusivamente pela plataforma. Assim, a incidência de temas de todas as disciplinas – Biologia, Química, Física, Matemática, Português, Literatura, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Redação, Inglês e Espanhol – vai nortear as aulas e os materiais disponíveis.

Os assuntos das aulas são categorizados por ordem de incidência de temos do Enem, em uma classificação de 1 a 5, sendo que 5 é o nível mais importante:

Exemplo de aulas classificadas por incidência
Reprodução

No exemplo acima, as duas primeiras aulas de Física da semana 1 do curso tem incidência 2. Esse olhar é interessante para que o aluno saiba as chances reais de um tema aparecer na prova e o que precisa de menos atenção.

Como o curso é organizado semanalmente, o aluno tem uma indicação do que deve estudar em cada uma das semanas, conforme o exemplo abaixo:

Print plano de estudos semana1 super med
Reprodução

Em cada videoaula, há ainda um espaço para comentários dos alunos da plataforma:

Depoimentos aula de Física do Aprova Total
Neste caso, o tema da aula era Introdução à Física (Reprodução)

Quem se inscreve no Super MED ainda tem acesso a apostilas com a incidência dos temas de outros vestibulares do país, como Unesp, Fuvest, UFPR, Uerj, Unicamp, UEA e mais.

Quem são os professores que atuam no Super MED?

O principal nome do curso é o professor Paulo Jubilut, que se formou em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Em 2018, a Revista Galileu o citou como um dos principais youtubers brasileiros a democratizarem o acesso à educação. Ele também é dono de um dos maiores canais de ensino de Biologia no YouTube do Brasil e tem um perfil bastante irreverente.

Esses são alguns dos outros professores do time:

Eduardo Fritzke, de Geografia

Estudou Geografia na UFSC e gosta de cultura pop, memes, jogos de simulação e Pokémon.

Víctor Daltoé – Geopolítica e Atualidades

Também foi aluno da UFSC e é mestre em Ciência Política. Está sempre indicando leituras de variados temas, desde biografias, arte e tratados sobre política internacional.

Lauro – Português e Redação

Trabalha há 18 anos com Português e interpretação, tem doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e já quis prestar Medicina, o que faz com que ele entenda essa realidade.

Alan Ghedini – História

Formou-se na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e tem como área de pesquisa Música e Nacionalismo. Revolução Francesa, Era Napoleônica, teoria política e de Estado estão entre as áreas que ele mais gosta.

Piu – Matemática

Começou a dar aulas com 16 anos e tem experiência com alunos das mais diversas faixas etárias.

Carol Mendonça – Português

A Carol é muito ativa no Instagram e atua na área há mais de 10 ano. É autora do livro “Português Para Desesperados”.

Grego – Física

Formou-se em Engenharia Química pela Universidade Aristotélica (Tessalônica, Grécia) e em Física pela UFSC. Professor de cursinhos pré-vestibulares há mais de 20 anos, está no Aprova Total desde 2018.

Vavá – Matemática

Professor há mais de 25 anos, ministra aulas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. É mestre em Educação Matemática e especialista em estratégias para a resolução da prova de Matemática do Enem.

Cursinho de Medicina do Aprova Total: pontos fortes

A plataforma tem alguns recursos bacanas, que vão além de um cronograma com roteiro do que estudar em cada disciplina:

  • resoluções em vídeos dos exercícios, com explicação detalhada;
  • a possibilidade enviar redações para corretores do Aprova Total, que retornam com apontamentos baseados nas competências do Enem, além de indicação da plataforma de quais aulas assistir para melhorar o que errou;
Dashboard de redação Aprova Total
Esta é a interface do dashboard de redação da plataforma. Os alunos do curso SuperMED têm acesso, podem enviar redações para serem corrigidas e acompanhar o seu desempenho (Reprodução)
  • documentário semanal sobre um assunto interdisciplinar que serve de base para uma proposta de redação;
  • videoaulas sinalizadas de acordo com a incidência dos temas;
  • monitorias semanais com os professores para tirar dúvidas;
  • materiais de apoio que otimizam o aprendizado, com guias, glossários, podcasts e mapas mentais;
exemplo módulo citologia aprova total
Aqui, por exemplo, a gente vê que no módulo citologia há aulas, exercícios, apostilas e podcasts para cada um dos temas (Reprodução)
  • aulas de atualidades toda semana;
  • simulados semanais para revisar o conteúdo;
  • banco de exercícios.

Pontos a serem melhorados

Também vimos alguns pontos a serem melhorados no curso e na plataforma:

  • o Aprova Total está realizando mudanças na plataforma, umas espécie de redesing para deixá-la mais intuitiva, então, é um ponto que já vem recebendo atenção;
  • algumas aulas têm mais de 35 min, como as de Ciências Humanas, o que pode ser considerado muito tempo para quem estuda online.

O que os alunos do Aprova Total dizem sobre o curso

Na página de apresentação do curso, temos alguns depoimentos de ex-alunos que hoje estão na universidade. Selecionamos esses dois, que falam sobre os professores, os materiais e o preço.

Reprodução

Conclusão: Super MED Aprova Total vale a pena?

Mostramos as vantagens de escolher esse cursinho preparatório para quem sonha com a faculdade de Medicina. Além das videoaulas organizadas por incidência de temas do Enem, há os materiais, que ajudam bastante quem gosta de usar resumos e outros métodos visuais nos estudos.

Esta é a nova interface da plataforma do Aprova Total (Reprodução)

O Aprova Total também possui um blog, onde publica textos didáticos, de atualidades e sobre o universo dos vestibulares em geral, com calendários dos exames, dicas sobre as provas e mais.

Ainda sobre a plataforma, há alguns cursos complementares que os alunos do SuperMED podem acessar:

Print cursos complementares Aprova Total
São cursos rápidos, para tirar dúvidas e ensinar alguns truques de aprendizado (Reprodução)

Bom, até aqui, nossa conclusão é que o curso vale a pena, sim.

O que considerar na escolha de um cursinho com foco em Medicina

Como falamos lá no começo, escolher o melhor cursinho envolve múltiplos fatores, mas é possível seguir alguns passos:

  • pesquisar sobre a reputação do cursinho e ficar de olho, principalmente, nas taxas de aprovação nos vestibulares de Medicina;
  • entender se o foco do curso é mesmo a graduação em Medicina, como é o caso do Super MED, que propõe um cronograma específico;
  • conhecer a metodologia de ensino – e online, presencial ou ambos? – e avaliar o que é melhor para a sua rotina;
  • perguntar sobre o material didático, afinal, além das aulas, é indispensável se guiar por um conteúdo que diversifique suas chances de aprender;
  • buscar informações sobre os professores e sobre as experiências de ex-alunos, assim você consegue ter uma impressão mais próxima das aulas.

Como estudar para Medicina de forma eficiente: dicas práticas

Se você ainda está começando a estudar e precisa de sugestões para tornar esse momento mais eficiente, veja essa dicas:

  • trace pequenas metas para não desanimar antes de conseguir um ritmo bom de estudo;
  • siga o cronograma e não abra tantas exceções, ou vai acabar acumulando matérias;
  • faça resumos, mapas mentais, resolva exercícios, pois ficar apenas assistindo às aulas não vai levar você a lugar nenhum;
  • se o curso já se basear em incidências de temas que caem no vestibular, aproveite! Não adianta tentar estudar o conteúdo de uma vida sem estabelecer prioridades;
  • faça pausas estratégicas não ficar com a sua mente tão cansada;
  • pratique a escrita de redações a partir de propostas que já caíram no vestibular;
  • evite distrações como redes sociais, televisão e podcasts, a não ser você vá estudar a partir dessas ferramentas;
  • faça simulados que se baseiem nos vestibulares que você vai prestar;
  • não se esqueça das revisões.

Print da página de venda do curso Super Med

Formada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, é mãe de do Caleb, da Letícia e do Bento, Apaixonada por educação e atua como redatora de conteúdo no Projeto Medicina.


Leia também

O valor da faculdade de medicina é uma questão importante para muitos estudantes que estão consi

Estudar medicina é o sonho de muitos estudantes brasileiros. No entanto, a alta mensalidade dos cu

Escolher a instituição de ensino ideal para cursar Medicina é uma decisão que envolve diversos

Se você sonha em cursar Medicina, provavelmente já se perguntou: "Qual a nota de corte de Medicin

A jornada para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das mais desafiadoras na vida acadê

Sabemos o quanto a preparação para o Enem pode ser desafiadora. É por isso que estamos sempre em